• O percevejo-marrom (Euschistus heros) é uma das principais pragas que acometem a soja, podendo reduzir a produtividade e qualidade da produção;
  • O percevejo-marrom apresenta maior exposição no topo da planta nos horários mais frescos do dia;
  • Resultados de pesquisas demonstram que o controle do percevejo-marrom é superior quando as pulverizações são realizadas pela manhã;
  • A pulverização pela manhã com a adição de adjuvantes a calda de pulverização possibilita trabalhar com menores volumes de calda sem comprometer a eficácia de controle.

O percevejo-marro (Euschistus heros) é um dos principais percevejos que acometem a cultura da soja, especialmente nas regiões Sul do Brasil, onde sua presença é mais comum. A praga pode causar danos tanto quantitativos quanto qualitativos, reduzindo a produtividade da soja e também, a qualidade dos grãos ou sementes, dependendo do estádio em que a praga ataca a planta.

Visando reduzir a interferência da praga, o controle químico com o emprego de inseticidas registrados é o método mais utilizado para manejar o percevejo-marrom em lavouras comerciais. Recomendações de manejo estabelecem que o nível de ação para o controle do percevejo-marro é de 1 ou mais percevejos ≥0,5 cm por metro linear de soja (para lavouras destinadas a produção de sementes) e 2 ou mais percevejos maiores que 0,5 cm por metro linear de soja para lavouras voltadas a produção de grãos.

Entretanto, além da adequada escolha do inseticida e definição da dose, visando obter uma boa eficiência de controle, é necessário atentar para o posicionamento dos produtos frente ao horário de aplicação. O percevejo-marrom apresenta maior exposição no topo da planta nos horários mais frescos do dia, além disso, durantes esses horários, os percevejos demoram mais para alçar voo, visto que necessitam elevar a temperatura corpórea (Agro Bayer Brasil, 2019).

Com isso em vista, a pulverização das áreas de cultivo durante os horários mais frescos do dia pode proporcionar maior capacidade em atingir o algo (percevejo), contribuindo para o melhor controle da praga. Resultados de pesquisas demonstram que dentre os horários da manhã e tarde, o controle do percevejo-marrom é superior quando as pulverizações são realizadas pela manhã, independendo do inseticida utilizado (figura 1).



Figura 1. Eficácia de controle do percevejo-marrom (Euschistus heros) em função de diferentes períodos de aplicação. São Martinho – PR.

Fonte: IRAC (2022)

Conforme analisado por Ferrari; Roggia; Felix (2014), avaliando o efeito do volume de calda, adjuvante e horário de aplicação sobre a eficiência de controle de percevejos em soja, as menores densidades de percevejos foram observadas nos tratamentos com volume de calda de 75L/ha e 50L/ha, pulverizados pela manhã e com a adição de adjuvante.

Os resultados observados por Ferrari; Roggia; Felix (2014), também demonstram que esses tratamentos (volume de calda de 75L/ha e 50L/ha, pulverizados pela manhã com a adição de adjuvante) diferiram estatisticamente da testemunha (sem aplicação). Os resultados obtidos pelos autores indicam que tanto para o percevejo-marrom quando para o complexo de percevejos (percevejo-marrom e percevejo barriga-verde), é possível reduzir o volume de calda até 50L/ha, sem perdas significativas de eficiência, no caso da pulverização realizada pela manhã, com o uso de adjuvante.

Figura 2. Eficiência de controle de diferentes tecnologias de aplicação sobre o complexo de percevejos da soja: percevejo-marrom (88%) e percevejo-barriga-verde (12%). Paiçandu, PR, safra 2012/13. 100, 75 e 50 indicam o volume de calda (L/ha) utilizado; M/T indica a realização da pulverização pela manhã/tarde; TA indica a utilização do adjuvante TA-35 em mistura com o inseticida.

Fonte: Ferrari; Roggia; Felix(2014)

Logo, visando o controle eficiente do percevejo-marrom em soja, além de definir o inseticida e dose, é essencial atentar para o horário de aplicação, dando preferencial por pulverizações pela manhã, nas horas mais frescas do dia.


Veja mais: Eficiência de inseticidas no controle do percevejo-marrom



Referências:

AGRO BAYER BRASIL. HORÁRIO PARA AMOSTRAGEM DE PERCEVEJOS NA SOJA. Agro Bayer Brasil. Disponível em: < https://www.agro.bayer.com.br/conteudos/horario-para-amostragem-de-percevejos-na-soja >, acesso em: 11/05/2023.

FERRARI, F.; ROGGIA, S.; FELIX, L. F. EFEITO DO VOLUME DE CALDA, ADJUVANTE E HORÁRIO DE APLICAÇÃO SOBRE A EFICIÊNCIA DE CONTROLE DE PERCEVEJOS EM SOJA. Embrapa Documentos, n. 352, 2014. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/105824/1/JORN.2014.pdf >, acesso em: 11/05/2023.

IRAC. MANEJO DA RESISTÊNCIA DO PERCEVEJO-MARROM A INSETICIDAS. IRAC: Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas, Brasil, 2022. Disponível em: < https://www.irac-br.org/_files/ugd/6c1e70_4df4582b125f48ce990939fb0334b782.pdf >, acesso em: 11/05/2023.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.