Uma boa lavoura começa por uma boa semente, sendo essencial a utilização de sementes de qualidade na semeadura da lavoura. A Qualidade de sementes consiste no conjunto de características que determinam seu valor para a semeadura. O potencial de desempenho das sementes é o somatório dos atributos genéticos, físicos, fisiológicos e sanitários que afeta a sua capacidade de originar plântulas normais relacionadas a uniformidade de emergência a campo (MUGNOL & EICHELBERGER, 2008).

Confira também: O que é qualidade de sementes e por que ela é tão importante?

Em vídeo, Geomar Corassa Gerente de Pesquisa da CCGL, destaca a importância da qualidade de sementes no sistema produtivo. Conforme mencionado por Geomar, a qualidade de sementes está diretamente relacionada ao estabelecimento da lavoura, uniformidade de plantas e estande de plantas. “Altas produtividade são obtidas a partir de sementes de qualidade” sendo que estas devem apresentam bons atributos físicos, fisiológicos, sanitários e genéticos

Corassa destaca que a qualidade de sementes deve ser pensada também para as culturas de entressafra ou culturas que não a cultura principal como para a soja. Isso por que sementes de qualidade passam por um rigoroso controle de produção, apresentando níveis de pureza (outras sementes) dentro dos padrões regulamentados, o que proporciona baixos níveis de infestação da áreas de produção com plantas daninhas que por ocasião poderiam ter suas sementes colhidas junto as sementes da cultura.



Além disso, sementes de qualidade que apresentam altos níveis de germinação e vigor contribuem para a uniformidade de estante e um bom desenvolvimento inicial da lavoura. Segundo BARBIERI et. al, (2013)  por mais que haja influência do genótipo de trigo, a redução da população de plantas de pode causar perdas significativas de produtividade da cultura, fato que vem de encontro as informação fornecidas por Geomar sobre a importância da qualidade de sementes na produtividade da lavoura.

Figura 1. Rendimento de sementes (RS, kg.ha-1) em quatro cultivares de trigo, submetidas à redução aleatória do estande de plantas (RE, %). Santa Maria – RS, 2012. (*) Significativo pelo teste F ao nível de 5% (P < 0,05).

Adaptado: BARBIERI et. al, (2013).

As sementes desempenham papel vital em cultivos agrícolas e sua qualidade interfere diretamente na produtividade das culturas. É fundamental dar atenção para o tema e optar pelo uso de sementes de qualidade, dando preferência a sementes de origem certificada.

Veja também: Pirataria de sementes – ilegalidades de A a Z

Confira o vídeo abaixo com as dicas do Geomar Corassa.


Se inscreva agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!!!


Conheça as sementes Credenz clicanco aqui!!



Referências:

MUGNOL, D; EICHELBERGER, L. QUALIDADE DE SEMENTES. Sessão de Fitossanidade, Fitotecnia & Solos, Embrapa, Documentos, n.94, 2008.

BARBIERI, A. P. P. et. al. REDUÇÃO POPULACIONAL DE TRIGO NO RENDIMENTO E NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DAS SEMENTES. Rev. Ciênc. Agron., v. 726 44, n. 4, p. 724-731, out-dez, 2013.

 

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.