Nas condições climáticas do Sul do Brasil, o acamamento é um dos fatores que pode limitar a produção de grãos de trigo de modo expressivo, dependendo da intensidade e do estádio de desenvolvimento da planta em que ocorre (Rodrigues et al., 2003). O acamamento na cultura do trigo é observado principalmente em cultivares que apresentam predisposição a isso. Normalmente é consequência da alta competição entre plantas por luz (elevada densidade de plantas) e/ou elevado aporte nutricional, principalmente pela excessiva suplementação com fertilizantes nitrogenados.
Para reduzir os efeitos e danos decorrentes do acamamento, em cultivares que apresentam essa predisposição e/ou em casos onde o manejo da fertilidade contempla elevadas doses de nitrogênio, pode-se optar pelo uso de reguladores/redutores de crescimento, sendo o mais utilizado, o trinexapac-ethyl.
Como principal efeito do uso do regulador de crescimento, tem-se a redução da estatura da planta e o engrossamento do caule. Cabe destacar que o uso de reguladores de crescimento se restringe a cultivares com tendência ao acamamento, bem como solos de elevada fertilidade, ou elevadas doses de nitrogênio, e em sistemas de cultivo irrigado.
Figura 1. Corte do entrenó de planta com regulador de crescimento (trinexapac-ethyl) e sem o regulador de crescimento (testemunha).
Quando aplicar o regulador de crescimento trinexapac-ethyl?
A aplicação do regulador de crescimento trinexapac-ethyl (Moddus) na cultura do trigo é indicada na fase de elongação da cultura (com o 1° nó visível), na dose de 0,4 L ha-1 (Joris et al., 2022). Embora alguns estudos científicos tenham analisado a aplicação do redutor de crescimento em diferentes doses e estádios do desenvolvimento do trigo, a recomendação técnica para a cultura baseia-se na aplicação do trinexapac-ethyl quando 50% das plantas atingirem a fase da elongação do trigo, ou seja, 1° nó visível.
Visando o melhor desempenho do produto, não é aconselhada a aplicação do regulador de crescimento em associação ou mistura de tanque a outros produtos fitossanitários como herbicidas, fungicidas, adjuvantes, entre outros (Embrapa, 2014). Cabe destacar que não necessariamente o uso do regulador de crescimento implica em maior produtividade do trigo, sendo possível inclusive, que algumas cultivares apresentem efeito fitotóxico ao produto, entretanto, quando empregado corretamente, o regulador de crescimento do trigo trinexapac-ethyl pode reduzir o risco de acamamento da cultura.
Veja mais: A escala fenológica da cultura do trigo
Referências:
EMBRAPA. PARA EVITAR ACAMAMENTO DO TRIGO PESQUISADORES DA EMBRAPA FAZEM RECOMENDAÇÕES AOS PRODUTORES. Embrapa, Notícias, 2014. Disponível em: < https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1834127/para-evitar-acamamento-do-trigo-pesquisadores-da-embrapa-fazem-recomendacoes-aos-produtores#:~:text=%22Deve%2Dse%20aplicar%20o%20redutor,%2C%20etc%22%2C%20explica%20Bassoi. >, acesso em: 24/06/2022.
JORIS, H. A. W. et al. INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARA TRIGO E TRITICALE: SAFRA 2022. 14° Reunião da Comissão Brasileira de pesquisado de Trigo e Triticale, Fundação ABC e Biotrigo Genética, 2022. Disponível em: < https://www.conferencebr.com/conteudo/arquivo/informacoes-tecnicas-para-trigo-e-triticale–safra-2022-1649081250.pdf >, acesso em: 24/06/2022.
RODRIGUES, O. et al. REDUTORES DE CRESCIMENTO. Embrapa, Circular Técnica, n. 14, 2003. Disponível em: < http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/ci/p_ci14.pdf >, acesso em: 24/06/2022.