Um fenômeno incomum em lavouras de soja tem sido observado nas últimas safras, causando reflexos na produtividade da cultura. Trata-se do quebramento da haste da soja, observado em diversas regiões de cultivo, em várias cultivares de soja.
Dentre os fatores que podem apresentar relação com o fenômeno, hipóteses levam em consideração a relação entre fatores interligados, tais como genética da cultivar, condições climáticas e ambientais, além da alternância de temperatura, níveis de fertilidade do solo e a ocorrência de patógenos, entre outros.
Figura 1. Quebramento de hastes da soja.
No geral, as plantas de soja na fase vegetativa apresentam uma depressão na haste, logo acima do nó cotiledonar, que poderia evoluir para um anelamento, resultando, posteriormente, no tombamento ou na quebra das plantas (Corrêa-Ferreira, 2006).
Visando identificar a causa do problema, diversos estudos vêm sendo conduzidos nas últimas safras, por diferentes instituições de pesquisa, trabalhando com diferentes hipóteses, relacionando a causa a patógenos ou às condições climáticas ou ainda ao sistema de produção (Embrapa, 2022).
Além de interação entre fatores, que podem ou não estar relacionados a ocorrência do quebramento da haste da soja, o professor e pesquisador Marcelo Madalosso destaca que patógenos como fungos do gênero Diaporthe/Phomospis, podem estar relacionados a ocorrência desse fenômeno, estando frequentemente relacionados a essa anomalia, havendo predomínio desses patógenos em soja apresentando essa condição de quebramento da haste.
Visando auxiliar você, técnico e/ou produtor a compreender esse fenômeno, a equipe Mais Soja preparou o evento “Produzindo Mais Soja”, onde pesquisadores renomados irão abordar a Anomalia das Vagens e Quebramento de Hastes da soja. O evento é online e gratuito, e irá ocorrer dia 18 de maio, às 19h. Inscreva-se agora clicando aqui, ou clique no Banner abaixo.
Confira o vídeo com as dicas e contribuições do professor e pesquisador Marcelo Madalosso sobre o tema.
Inscreva-se agora no canal do Madalosso clicando aqui!
Referências:
CORRÊA-FERREIRA, B. S. et al. QUEBRA DE PLANTA DE SOJA NO ESTADO DO PARANÁ. Embrapa, Documentos, n. 277, 2006. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPSO-2009-09/27136/1/doc277_quebra_plantas.pdf >, acesso em: 02/05/2023.
EMBRAPA. REDE DE INSTITUIÇÕES FAZ PESQUISA SOBRE ANOMALIA E QUEBRAMENTO DA SOJA EM MT. Embrapa: News, 2022. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/76917210/rede-de-instituicoes-faz-pesquisa-sobre-anomalia-e-quebramento-da-soja-em-mt?p_auth=T8LkuPtU >, acesso em: 02/05/2023.