InícioDestaqueQuem são os maiores exportadores de grãos da Argentina?

Quem são os maiores exportadores de grãos da Argentina?

Com base nos dados das declarações juramentadas de exportação (DJVE), os compromissos de vendas externas de grãos e subprodutos totalizaram 117 milhões de toneladas no ano de 2021 em nosso país vizinho, quase o dobro do ano de 2020, mas abaixo do recorde alcançado no ano de 2019.

Aqui neste artigo, apresentaremos o ranking das maiores empresas exportadoras de grãos na Argentina, divulgado pela Bolsa de Comércio de Rosário.

Vendas declaradas ao exterior (DJVE) de grãos, leguminosas, farinhas e óleos vegetais por ano e grupo empresarial

Em 2021, a Cargill acabou como a principal exportadora de grãos da Argentina, declarando 15,1 Mt de exportações de grãos, leguminosas, farinhas e óleos vegetais (12,9% do total).

Em segundo lugar no ranking dos exportadores ficou o COFCO com 14,4 milhões de toneladas (12,3% do total). A China National Cereals, Oil & Foodstuffs (Cofco) é uma holding do estado Chinês, voltado para a compra de grãos para processamento de alimentos. Esta empresa é uma peça chave no abastecimento e segurança alimentar da China, que representa uma parte dominante das importações de cereais do país, e é responsável pela sua logística nacional. Também é parcialmente responsável pelo armazenamento das reservas estaduais de milho e arroz.

Logo abaixo, em terceiro lugar no ranking está a Viterra , com sua subsidiária Viterra Argentina exportando 14,35 Mt (12,3% do total). O esclarecimento deve ser feito, pois, no final de 2020, a Glencore Agriculture foi renomeada como Viterra e a subsidiária local, Oleaginosa Moreno Hermanos, foi renomeada como Viterra Argentina.

A tabela abaixo mostra o volume de vendas ao exterior por empresa para cada um dos principais produtos do complexo agroindustrial. A altura da barra é função do volume declarado, permitindo comparar o produto que a empresa mais vende no exterior (linha) e a posição do produto no ranking (coluna).

Nas exportações de milho, as 3 maiores são: ADM (8,84 Mt), Cargill (7,97 Mt) e COFCO (7,21 Mt). A ADM (Archer Daniel Midland) , encontra-se junto com Bunge, Cargill e Dreyfus no chamado Grupo ABCD de empresas multinacionais exportadoras de grãos. Juntamente com COFCO, Wilmar e Viterra em todo o mundo fazem parte do conhecido grupo ABCD+ das sete maiores empresas globais de comércio .

Na exportação de trigo, os 3 primeiros colocados são: COFCO (3,16 Mt), Cargill (2,39 Mt) e Bunge (2,29 Mt).

Na exportação de soja (grão), a Cooperativa Nacional ACA (1,22 Mt) ficou na liderança, seguida por outra cooperativa, mas com sede nos EUA, CHS (1,22 Mt) e Cargill (0,51 Mt).



Redação: Equipe Mais Soja, adaptado de Bolsa de Comércio de Rosário

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares