Com base nos dados das declarações juramentadas de exportação (DJVE), os compromissos de vendas externas de grãos e subprodutos totalizaram 117 milhões de toneladas no ano de 2021 em nosso país vizinho, quase o dobro do ano de 2020, mas abaixo do recorde alcançado no ano de 2019.
Aqui neste artigo, apresentaremos o ranking das maiores empresas exportadoras de grãos na Argentina, divulgado pela Bolsa de Comércio de Rosário.
Em 2021, a Cargill acabou como a principal exportadora de grãos da Argentina, declarando 15,1 Mt de exportações de grãos, leguminosas, farinhas e óleos vegetais (12,9% do total).
Em segundo lugar no ranking dos exportadores ficou o COFCO com 14,4 milhões de toneladas (12,3% do total). A China National Cereals, Oil & Foodstuffs (Cofco) é uma holding do estado Chinês, voltado para a compra de grãos para processamento de alimentos. Esta empresa é uma peça chave no abastecimento e segurança alimentar da China, que representa uma parte dominante das importações de cereais do país, e é responsável pela sua logística nacional. Também é parcialmente responsável pelo armazenamento das reservas estaduais de milho e arroz.
Logo abaixo, em terceiro lugar no ranking está a Viterra , com sua subsidiária Viterra Argentina exportando 14,35 Mt (12,3% do total). O esclarecimento deve ser feito, pois, no final de 2020, a Glencore Agriculture foi renomeada como Viterra e a subsidiária local, Oleaginosa Moreno Hermanos, foi renomeada como Viterra Argentina.
A tabela abaixo mostra o volume de vendas ao exterior por empresa para cada um dos principais produtos do complexo agroindustrial. A altura da barra é função do volume declarado, permitindo comparar o produto que a empresa mais vende no exterior (linha) e a posição do produto no ranking (coluna).
Nas exportações de milho, as 3 maiores são: ADM (8,84 Mt), Cargill (7,97 Mt) e COFCO (7,21 Mt). A ADM (Archer Daniel Midland) , encontra-se junto com Bunge, Cargill e Dreyfus no chamado Grupo ABCD de empresas multinacionais exportadoras de grãos. Juntamente com COFCO, Wilmar e Viterra em todo o mundo fazem parte do conhecido grupo ABCD+ das sete maiores empresas globais de comércio .
Na exportação de trigo, os 3 primeiros colocados são: COFCO (3,16 Mt), Cargill (2,39 Mt) e Bunge (2,29 Mt).
Na exportação de soja (grão), a Cooperativa Nacional ACA (1,22 Mt) ficou na liderança, seguida por outra cooperativa, mas com sede nos EUA, CHS (1,22 Mt) e Cargill (0,51 Mt).
Redação: Equipe Mais Soja, adaptado de Bolsa de Comércio de Rosário