A produtividade recorde na agricultura é um tema que desafia produtores ao redor do mundo, levando-os a inovar, testar limites e buscar a excelência em cada detalhe do cultivo. Quando se fala em recorde em produtividade da soja, um nome que se destaca é Alex Harrell.

Nesta entrevista ao Mais Soja, Harrell compartilha sua visão sobre os desafios e oportunidades da cultura da soja, confira:

Pergunta: O que você considerou ao escolher a variedade de cultivo?
Resposta: A variedade de semente que escolhi foi o lançamento de uma parceira que já tivemos bastante sucesso. Eles nos forneceram algumas das novas variedades para testarmos e vermos o que poderíamos alcançar. E tivemos a sorte de, no primeiro ano de lançamento, conseguirmos quebrar o recorde com uma das variedades que eles nos deram.

Pergunta: O que você considera essencial para alcançar uma produtividade recorde?
Resposta: É como fazer um bolo. Se são necessários 15 ingredientes para fazer o bolo, provavelmente poderíamos usar apenas 10 ou 12 deles e ainda acabar com um bolo no final do dia. Mas sem todos os ingredientes nas quantidades certas, equilibrados e adicionados no momento certo, você não vai alcançar o máximo que poderia. Então, essa é a melhor analogia que tenho. Podemos tirar alguns ingredientes e ainda ter um bolo, mas ele não será tão bom quanto seria se colocássemos tudo na ordem certa e nas quantidades certas.

Pergunta: Quais foram os maiores desafios que você enfrentou para alcançar essa produtividade?
Resposta: O maior desafio que enfrentamos é o clima. Não há muito o que possamos fazer sobre isso, temos que lidar com o que nos é dado. Alguns desafios podem ser superados, como problemas nutricionais e de planejamento, que podem ser resolvidos mais facilmente. Diversos desafios podem ser corrigidos durante a estação, mas o maior obstáculo continua sendo o clima.

Pergunta: Em sua opinião, quais são os fatores limitantes para alcançar níveis de produtividade semelhantes no Brasil?
Resposta: Ainda não estive aqui tempo suficiente para identificar quais seriam os maiores desafios, mas o clima é sempre o maior obstáculo. Quanto a conseguirem alcançar, por exemplo, 244,7 sc/ha, eu não poderia dizer agora, sem antes observar de perto. No entanto, sempre há espaço para melhorias. Se atualmente estão produzindo 50 sacas por hectare, podemos buscar 60. Independentemente do número atual, sempre haverá espaço para melhorar.

Fonte: Assessoria de Imprensa



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.