“Vivemos um momento de otimismo cauteloso com relação ao futuro da economia do País. Estamos iniciando uma retomada gradativa após um período de cinco anos de uma crise que desestabilizou o Brasil. O que vem pela frente é melhor do que o que vivemos nos últimos anos”, observou o superintendente de riscos e economia do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Englert Barbosa, durante o evento “Prato do Dia”. A iniciativa foi da da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) em parceria com o Sicredi que reuniu empresários e lideranças.

Barbosa fez uma análise do cenário econômico destacando que a origem da crise econômica está no descaso com as contas públicas e os exageros cometidos a partir de 2012. O economista apresentou dados do aumento da dívida brasileira que cresceu de 2013 a 2018 aproximadamente R$ 1,6 trilhão. Mas, segundo ele, somente limitar os gastos públicos não é o suficiente.

“O primeiro e mais urgente passo a ser dado por esse novo governo é a reforma da Previdência que corresponde a 55% dos gastos da União e tem crescido a uma taxa média real de 5% ao ano. Essa reforma é vital para o controle das contas públicas”, disse.



Salientou, ainda, que a comunicação com a população será fundamental e terá como foco o combate aos privilégios. A proposta é ampla e abrangente, aproximando regras para regimes público e privado. “Os principais desafios na reforma da previdência são a comunicação e articulação com o Congresso Nacional o que será um desafio para o governo de Jair Bolsonaro”.

Para Barbosa, os investimentos privados serão retomados assim que as reformas estruturantes da nova administração federal forem aprovadas. Isso dará confiança aos investidores internacionais a trazerem capitais financeiros para o Brasil.

Fonte: MB Comunicação, disponível em Fecoagro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.