Agricultura conservacionista: A arte do manejo em um agro de oportunidades foi o tema da palestra do coordenador geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski, no seminário sobre solo, realizado na sexta-feira (06/05), no Clube da Fase, dentro da programação da Expo Rios 2022. Participaram cerca de 80 pessoas, entre estudantes e produtores. O evento foi aberto com as presenças do prefeito Jairo Leyter, do presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Secco, do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, e do secretário municipal da Agricultura, Dejacir Luiz Czarnobay.
Em sua palestra, Lemanski destacou o rendimento da cultivar de trigo BRS 254 na safra 2020/2021, com cerca de 8 mil kg/hectare. Segundo ele, uma produção recorde. Este trigo foi desenvolvido em 2005, ou seja, demorou 15 anos para que o produtor chegasse à expertise para atingir o máximo de produção dessa variedade, observou. O pesquisador ressaltou ainda que a produção agrícola precisa manejar bem o solo e gerar renda no inverno, outono e verão, utilizando bem as forrageiras de inverno, dentro do sistema da agricultura conservacionista
Nesse contexto, apresentou estudos da Embrapa Trigo com diferentes formas de manejo numa série histórica de 2003 a 2018. Nas áreas onde houve o uso de sulcador profundo, ocorreu um aumento de dez sacas de soja por hectare, demonstrou.
Na oportunidade também foi entregue à agroindústria Mello o certificado de cadastro no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), política pública da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar.
O seminário foi promovido pela Prefeitura de Entre Rios do Sul, Associação Comercial (Aciers), Embrapa Trigo e Emater/RS-Ascar, vinculada à Seapdr, e integrou a programação da Expo Rios 2022, realizada de sexta-feira a domingo (06 a 08/05), marcando as comemorações dos 34 anos de aniversário do município.
Fonte: Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim