Experimentos em rede vêm sendo realizados desde a safra 2003/2004 para a comparação da eficiência de fungicidas registrados e em fase de registro para o controle da ferrugem-asiática. Nesses experimentos, os fungicidas são avaliados individualmente, em aplicações sequenciais, em semeaduras tardias, para determinar a eficiência de controle.
Essas informações devem ser utilizadas na determinação de programas de controle, priorizando sempre a rotação de fungicidas com diferentes modos de ação e adequando os programas à época de semeadura. Aplicações sequenciais e de forma curativa devem ser evitadas para diminuir a pressão de seleção de resistência do fungo aos fungicidas.
O objetivo desta publicação é apresentar os resultados sumarizados dos experimentos cooperativos, realizados na safra 2022/2023, para o controle da ferrugem-asiática da soja.
Ferrugem-asiática: manejo e prevenção
Produzimos uma página especial sobre o manejo da ferrugem-asiática. Acompanhe os resultados de pesquisas, novas publicações, vídeos e notas técnicas no site especial sobre o manejo da ferrugem-asiática da soja.
Fonte: Assessoria de Imprensa Embrapa