InícioDestaqueRIO GRANDE DO SUL – Levantamento dos Custos de Produção segue em...

RIO GRANDE DO SUL – Levantamento dos Custos de Produção segue em diversos municípios esta semana

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) darão continuidade, esta semana, ao levantamento dos custos de produção no Rio Grande do Sul, com a análise do arroz. Os municípios visitados e suas respectivas datas são: Uruguaiana (15), Restinga Seca (17), e Cachoeira do Sul (18). Participam deste levantamento três colaboradores da Gerência de Custos de Produção e um da Superintendência Regional.

O custo de produção, calculado pela Conab, representa a soma dos valores de todos os recursos, como insumos e serviços, utilizados no processo produtivo de atividades agropecuárias. Essas informações são obtidas por meio de painéis, que são encontros técnicos nos quais os participantes da cadeia produtiva estabelecem, por consenso, a caracterização da unidade produtiva típica da região e indicam os coeficientes técnicos relacionados aos insumos agropecuários e os preços que compõem o pacote tecnológico dessa unidade.

O objetivo do custo de produção é servir de controle e gerenciamento das atividades produtivas. Por meio dele, são geradas informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado. Os dados também são utilizados pelo Governo Federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos e no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

Além disso, servem como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE) e na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Fonte: Conab



Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares