InícioDestaqueRotação de ingredientes ativos dos fungicidas é essencial para a manutenção da...

Rotação de ingredientes ativos dos fungicidas é essencial para a manutenção da eficiência e eficácia no controle da ferrugem-asiática da soja

Considerada uma das principais, se não a principal doença que acomete a cultura da soja, a ferrugem-asiática, causada pelo fungo (Phakopsora pachyrhizi) pode causar perdas de produtividade de até 90% em casos mais severos (Godoy et al., 2022).

Sob condições climáticas e ambientais favoráveis, a doença pode ocorrer em qualquer estádio do desenvolvimento da soja, tornando necessário que todo o programa de controle da doença ocorra de forma preventiva.  Visando mitigar os efeitos da ferrugem-asiática na soja e levando em consideração os casos de resistência da doença aos fungicidas, rotacionar os mecanismos de ação dos fungicidas é fundamental para garantir a manutenção da eficiência de controle desses defensivos, bem como a eficácia de controle da doença.

Entretanto, recentemente o FRAC – BR também chama atenção para a necessidade em rotacionar os ingredientes ativos, não sendo suficiente somente a rotação dos mecanismos de ação dos fungicidas para assegurar a eficiência de controle da ferrugem. Em função de novas mutações do fungo Phakopsora pachyrhizi, como a V130A, além das descritas anteriormente como F120L, Y131H, Y131F, I145F, K142R, I475T, dentre outras, tem-se observado a redução do controle da ferrugem em soja, principalmente se tratando dos Triazois e Triazolintione.

Dentre outras recomendações, o FRAC-BR estabelece, ser necessário, rotacionar os ingredientes ativos de mesmo mecanismo de ação ou grupo químico (triazóis/triazolintiona, carboxamidas, estrobilurinas, morfolinas e multissítios) nos programas de controle das doenças em soja. Com relação ao uso de Triazois e Triazolintione (cujo agente causal da ferrugem-asiática apresente populações com sensibilidade), algumas das principais recomendações podem ser observadas nas figuras 1 e 2.


Figura 1. Recomendações para o uso de Triazois e Triazolintione no manejo de doenças em soja.

Figura 2. Recomendações para o uso de Triazois e Triazolintione no manejo de doenças em soja.

Em vídeo, o professor e pesquisador Marcelo Madalosso explica a necessidade da rotação dos ingredientes ativos para garantir a manutenção da eficiência e eficácia de controle do fungo, além de demonstrar de forma prática como as mutações podem prejudicar o controle da doença pelo fungicidas.


Veja mais: Recomendações para o uso de Triazois e Triazolintione no manejo de doenças em soja


Confira abaixo as dicas e recomendações do professor e pesquisador Marcelo Madalosso.


Inscreva-se agora no canal do Madalosso clicando aqui!



Referências:

FRAC-BR. RECOMENDAÇÕES PARA O USO DE TRIAZOIS E TRIAZOLINTIONE NO MANEJO DE DOENÇAS EM SOJA. Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas – FRAC Brasil, 2023. Disponível em: < https://www.frac-br.org/_files/ugd/6c1e70_d271fc6fa373483aa6986840e82e42fe.pdf >, acesso em: 29/05/2023.

GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DA FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA, Phakopsora pachyrhizi, NA SAFRA 2021/2022: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS ENSAIOS COOPERATIVOS. Embrapa, Circular Técnica, n. 187, 2022. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1145904/1/Circ-Tec-187.pdf >, acesso em: 29/05/2023.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares