As chuvas dos últimos dias têm contribuído para o desenvolvimento do milho e para a continuidade dos plantios que já alcançam 94% do total da área estimada para a Safra de Verão 2020/2021, a qual também já conta com 8% das lavouras cultivadas colhido. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (07/01) pela Gerência de Planejamento da Emater/rS-Ascar, vinculada à secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), outros 22% da cultura encontram-se em germinação e desenvolvimento vegetativo; 14% em floração; 30% em enchimento de grãos e 26% em maturação. Segundo o levantamento semanal da Emater/RS-Ascar, o preço médio da saca do grão no Estado chega a R$ 74,21, o que representa uma redução de 0,5% em relação à semana anterior.

E as precipitações de volumes variados também contribuíram para o avanço do plantio da soja no Rio Grande do Sul, que chega a 99% da área total estimada, e favoreceram o desenvolvimento da cultura, que está em sua grande parte na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo (80%), 18% em floração e 2% em enchimento de grãos.

O tempo firme e a adequada disponibilidade de água para irrigação nos cultivos têm assegurado o bom desenvolvimento das lavouras de arroz no Estado, que estão 75% em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo; 20% em floração e 5% em enchimento de grãos.

Fonte: Emater RS

Texto originalmente publicado em:
Emater RS
Autor: Emater RS

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.