Houve pouco avanço na colheita da cultura durante o período em decorrência das chuvas volumosas desde final de abril até 04/05, que inundaram as várzeas, mas sem causar danos às lavouras. Com o retorno de tempo firme, a operação foi retomada a partir do dia 06/05, pois as esteiras em máquinas permitem o acesso, mesmo em terrenos alagados. O índice de colheita avançou apenas 4% e alcançou 97% da área cultivada no Estado.
A produtividade estimada permanece em 7.650 kg/ha, representando variação negativa de 8% em relação à projeção inicial. As perdas estimadas são decorrentes de lavouras com irrigação incompleta ou manejada através de banhos. A menor produtividade é na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, com expectativa de 3.700 kg/ha e variação negativa de 54% na projeção inicial. A maior expectativa é na regional de Pelotas, com cerca de 8.900 kg/ha, já considerados na expectativa inicial.
Restam maduros 3% das lavouras a campo, que ainda estão por colher, nas regiões do Vale do Rio Pardo, Sul e Campanha, mas deverão ser finalizadas quando as condições do tempo permitirem.
Comercialização (saca de 50 quilos)
De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o preço do arroz teve redução de -1,78% em relação à semana anterior, passando de R$ 70,76 para R$ 69,50.
Fonte: Emater/RS – ASCAR