Nos próximos sete dias, as chuvas permanecerão de baixo volume e irregulares no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 08/2021, divulgado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com a Emater-RS e o Irga.
Até domingo (28), o tempo seco, com nebulosidade variável e temperaturas elevadas, vai predominar na maioria das regiões, porém no Litoral Norte, Serra do Nordeste e Campos de Cima da Serra, a circulação de umidade do mar para o continente mantém a possibilidade de pancadas isoladas de chuva, especialmente entre a tarde e à noite.
Na segunda (01º/3), o tempo firme seguirá predominando e a presença do ar quente manterá as temperaturas altas. Entre a terça (2) e a quarta-feira (3), o calor e o ingresso de ar úmido favorecerão a formação de áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva na maioria das regiões, com possibilidade de temporais isolados.
Os volumes previstos serão baixos e inferiores a 10 mm na maioria das regiões. No Alto Uruguai, Planalto, Serra do Nordeste e no Litoral Norte os totais deverão oscilar entre 15 e 30 mm, podendo superar 40 e 50 mm em algumas localidades, principalmente nos Campos de Cima da Serra.
O boletim também avalia as condições atuais das culturas de soja, feijão, milho, mandioca, ameixa, oliveira, cana-de-açúcar e arroz. O documento completo pode ser consultado em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – Seapdr