O Departamento de Defesa Vegetal (DDV) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) atualizou o painel interativo de defensivos agrícolas, com dados de comercializações de agrotóxicos e análise de recomendações técnicas referentes ao ano de 2024.
A ferramenta tem como objetivo ampliar a transparência e o acesso público às informações sobre o uso desses insumos no Rio Grande do Sul. De acordo com o fiscal estadual agropecuário do DDV, Paulo Victor Rysdyk da Silva, “o painel, que é alimentado pelas declarações de compra e venda de produtos agrotóxicos no Sistema Integrado de Gestão de Agrotóxicos (Siga), tem o intuito de subsidiar políticas públicas, apoiar pesquisas e promover o uso seguro e sustentável de agrotóxicos”.
Em 2024, foram mais de 4,3 milhões de receitas emitidas e 312 mil usuários. Conforme o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa) do DDV, Rafael Lima, é possível observar que o produtor gaúcho utiliza agrotóxicos com menor toxicidade e que os produtos ficam na faixa de produto pouco tóxico ou dano agudo improvável.
Sobre o painel
O painel será atualizado a cada ciclo e a projeção do DDV é lançar boletins técnicos de diferentes temas a cada ano. O usuário poderá também aplicar vários filtros simultaneamente, ou ainda selecionar no mapa o município de interesse, e o painel mostrará informações sobre ele.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Autor:Governo do Estado do RS
Site: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação




