Até o dia 18/02 Brasil tinha 23,0% da área já colhida.
Em MT, apesar das chuvas constantes, a colheita está mantendo uma boa evolução, sem registro de avarias nos grãos acima da tolerância. As lavouras seguem em boas condições.
No RS, o plantio foi encerrado. As chuvas ocorridas nos últimos dias não foram suficientes para repor os níveis de água no solo, nem atender a demanda das lavouras, que estão em fase reprodutiva na maioria do estado.
No PR, o ritmo da colheita foi reduzido devido às precipitações frequentes, mas as lavouras
seguem em condições favoráveis. Em GO, a colheita acelera com a redução das chuvas. A qualidade dos grãos é boa e os rendimentos estão dentro do esperado.
Em MS, a semana chuvosa provocou novo atraso na colheita e há risco de perdas de qualidade nos grãos nas áreas que foram dessecadas.
Em MG, a colheita evolui no Triângulo e Noroeste. No Sul, o excesso de chuvas atrasa a dessecação das lavouras. Na BA, a maioria das lavouras está em enchimento de grãos, e a
redução nas precipitações permitiu avanço na colheita das áreas irrigadas.
Em SP, a colheita está atrasada devido à semeadura tardia e ao alongamento do ciclo. No TO, as operações de colheita estão em andamento. As cultivares precoces estão produzindo menos que o esperado em função de chuvas irregulares.
No MA, o tempo firme intensificou a colheita em Balsas. No Centro e Oeste do estado, a diminuição das chuvas começa a prejudicar algumas lavouras.
No PI, o desenvolvimento da soja segue em condições favoráveis. No PA, a colheita foi favorecida pela diminuição das chuvas.