A safra de arroz está sendo finalizada no Estado, com boa produção. Restam pequenas áreas a serem colhidas, o que reduz o ritmo de colheita. Na regional de Bagé, as chuvas elevaram os níveis de água das barragens utilizadas para a irrigação. Há registro de lavouras de arroz ou quadras abandonadas pela falta de água.

Nas demais lavouras onde foi possível realizar a colheita, as produtividades se mantêm com pouca alteração e são consideradas satisfatórias frente às condições climáticas ocorridas; já as perdas ficam em torno de 10%. A colheita está praticamente encerrada na região.

Na de Porto Alegre, a colheita está concluída, exceto em Viamão, onde restam algumas áreas. A produtividade é de 7.350 em Eldorado do Sul e de 9.290 kg/ha em Arambaré. Na de Pelotas, restam algumas áreas por colher em Capão do Leão e Arroio Grande. Os produtores de arroz estão finalizando a colheita. Na de Santa Maria, a colheita deve ser encerrada nos próximos dias, mas já está em 97%. Na de Soledade, segue a colheita; a produtividade fica em 6.800 kg/ha.

A atividade foi encerrada na regional de Santa Rosa. O tempo seco da semana possibilitou o acesso às áreas de cultivo, e os produtores aproveitaram para executar a limpeza de canais de drenagem. Essa etapa facilita a execução do preparo do solo na sequência, garantindo melhores condições de tráfego de equipamentos e melhor rendimento operacional nas tarefas.

Comercialização (saca de 50 quilos)

De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o preço do arroz teve redução de +0,45% em relação à semana anterior, passando de R$ 69,60 para R$ 69,91.

Fonte: Emater/RS



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.