O relatório do mês de outubro sobre a estimativa de safra de grãos da StoneX, empresa global de serviços financeiros, trouxe um tímido ajuste para a safra 2025/26 de soja. No caso da oleaginosa, em relação ao reporte anterior, a elevação é de 0,3%, saindo de 178,1 milhões de toneladas estimadas em setembro para 178,6 milhões de toneladas de produção em outubro.
De acordo com o analista de Inteligência de Mercado, Raphael Bulascoschi, o pequeno ajuste se dá devido à safra estar no início. “Embora o plantio esteja apenas começando em boa parte das regiões produtoras, temos visto um clima favorável para o avanço dos trabalhos de campo, o que aumenta as esperanças com relação a um desenvolvimento dentro de uma janela ideal”, explica.
Para o milho 1ª safra 2025/26, não há mudanças nesta estimativa do mês de outubro em relação à de setembro, ficando mantido o volume de produtividade de 25,6 milhões de toneladas.
O cultivo ainda segue com desenvolvimento incipiente ou ainda em fase de semeadura em alguns pontos do Brasil, mas o cenário é positivo do ponto de vista da janela de plantio, aponta o analista.
A partir da estimativa de novembro, a StoneX começará a divulgar também as estimativas para a produção de milho 2ª safra, o que entregará uma visão melhor acerca do balanço de milho no ano que vem.
Quer saber mais sobre o mercado de grãos?
Inscreva-se no 8º Seminário StoneX, que é 100% online e gratuito.
Data: 15 de outubro (quarta-feira)
Horário: das 8h30 às 12h30.
Link: https://event.on24.com/wcc/r/5052991/9C6A3253C1CEBEDAD27D21B1A5E44366
Durante o evento, também será lançada a 33ª edição do Relatório de Perspectivas para Commodities do 4º trimestre da StoneX, com insights valiosos sobre commodities agrícolas e energéticas, clima, metais, fertilizantes e câmbio.
Sobre a StoneX
A StoneX é uma empresa global e centenária de serviços financeiros customizados, com presença em mais de 80 escritórios pelo mundo, conectando mais de 300 mil clientes em mais de 180 países. No Brasil, é especialista em desenvolver estratégias customizadas de gestão de riscos para a proteção das margens de seus clientes, mitigando os impactos da volatilidade dos mercados. Também atua como banco de câmbio e oferece soluções para a negociação de commodities físicas, além de inteligência de mercado, corretagem, mercado de capitais de dívida, fusões e aquisições, investimentos, trading e ESG – consultoria de soluções sustentáveis.
Site institucional, LinkedIn, Instagram, X
Fonte: Assessoria de Imprensa StoneX