Em Santa Catarina, a soja é cultivada em 16.849 estabelecimentos agropecuários, com a produção gerando uma receita de 2,8 bilhões de reais, representando participação de 8,2% no Valor Bruto da Produção agropecuária estadual. A área cultivada na safra 2019/2020 no estado (última estimativa) foi de 686.100 hectares, contra 670.330 ha na safra 2018/19 (Sistema Safra, Epagri/Cepa).

A produção aponta para uma redução de 2,35% em relação à safra anterior, com volume de 2,35 milhões de toneladas, contra 2,51 da safra anterior. A falta de chuvas nas regiões de Curitibanos/Campos Novos e Campos de Lages no início do ano impactaram o rendimento, ocasionando mais de 20% de redução na produtividade nestas regiões. Na média estadual, a redução na produtividade foi de 4,76% em relação à safra anterior. Os bons preços registrados desde o início do ano compensaram, em parte, a redução na produtividade.



Exportações de soja – Santa Catarina

Os embarques do complexo soja de janeiro a junho de 2020 somaram mais de 1,45 milhões de toneladas, toneladas, volume recorde da série, segundo os registros do Ministério da Economia – MDIC5(Figura 3).

Cerca de 90% foram destinados para China, que apresentou uma forte demanda no primeiro semestre. A principal rota de embarques do produto é realizada via Porto de São Francisco do Sul.

Fonte: T&F Agroeconômica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.