De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a segunda metade de julho será marcada por chuvas no norte da região Norte, litoral do Nordeste e Região Sul. Conforme o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, ao longo dos próximos 15 dias chuvas podem vir a ser registradas em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste.

Mais para o curto prazo, hoje (14) estão previstas chuvas para o leste do Rio Grande do Sul, embora amanhã (15) o tempo já deva abrir, com a entrada de uma massa de ar polar.

O tempo no Rio Grande do Sul deverá seguir aberto até quinta-feira (17), com a passagem de uma nova frente fria que deverá provocar chuvas. Esse sistema avança também para Santa Catarina e o Paraná, com a abertura do tempo a partir de sexta-feira (18).

Na retaguarda dessa frente fria haverá o ingresso de uma nova massa de ar polar, que deve fazer com que as mínimas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina possam ficar ao redor de cinco graus.

No dia 24, o ingresso de uma nova frente fria ao Rio Grande do Sul trará chuvas, que deverão durar até o dia 26, quando o tempo deve firmar novamente.

Mais para a virada entre o mês de julho para o mês de agosto, conforme Santos, chuvas podem voltar a atingir áreas do Mato Grosso.

Estados Unidos

A segunda metade de julho será marcada por chuvas nos Estados Unidos, embora a perspectiva seja de volumes mais irregulares para o Meio-Oeste do país.

Conforme Santos, ainda que as chuvas esperadas não sejam muito volumosas, as condições de clima ao desenvolvimento das lavouras ainda seguirão favoráveis.

O ponto de atenção e até de preocupação quanto ao clima nos Estados Unidos está mais para as ondas de calor previstas para o país do que propriamente com a falta de chuvas, uma vez que elas deverão seguir ocorrendo ao longo de agosto também.

Fonte: Arno Baasch / Safras News



 

FONTE

Autor:Arno Baasch/ Safras News

Site: Safras & Mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.