Áreas de instabilidade deverão atingir os estados do Paraná e de São Paulo nesta segunda-feira, de acordo com informações do alerta agroclimático da Rural Clima. Para a semana, a expectativa é de tempo chuvoso no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Paraguai.
De acordo com o agrometorologista Marco Antônio dos Santos, chuvas devem atingir hoje o norte do Paraná e o extremo sul de São Paulo, atingindo cidades com Londrina (PR), Ourinhos e Cândido Mota, ambas em São Paulo. “Ao longo do dia a instabilidade pode ganhar força e chuvas podem atingir, em forma de pancada, áreas de Mato Grosso do Sul e o oeste de São Paulo”, sinaliza.
Na terça-feira (21), o tempo deve virar sobre o Rio Grande do Sul com o ingresso de uma frente fria que levará chuvas torrenciais, mantendo condições desfavoráveis à semeadura de trigo no estado.
Marco ressalta que a instabilidade estará presente nos estados da Região Sul não apenas nesta semana, mas na seguinte também. “Somente na virada do mês é que há possibilidade de o tempo abrir na região. Já na faixa litorânea do Nordeste e do Norte do Brasil o tempo seguirá chuvoso”, alerta.
Com relação às temperaturas, o agrometeorologista destaca que as temperaturas míninas ficarão baixas nos próximos 10 dias, embora não exista maior preocupação com relação à ocorrência de geadas.
Clima deve ser marcado por chuvas no Paraguai
No Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto, destaca que o tempo aberto registrado hoje deve mudar a partir desta terça-feira (21), com a chegada de uma nova frente fria. “Na região sul do Paraguai há risco de maiores precipitações entre a noite de terça-feira e quarta-feira, mas a instabilidade deve ser mantida entre a quinta-feira e sábado”, comenta.
Com relação ao frio, Ludmila sinaliza que não há previsão de risco para as lavouras nos próximos 10 a 15 dias, embora a semana deva ser úmida, com maiores precipitações no sul do Paraguai.
Fonte: Agência SAFRAS