De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a semana deve iniciar com chuvas em boa parte do Brasil. Uma frente fria começa a avançar e já há registro de precipitações no extremo sul de Mato Grosso do Sul, no oeste e sul do Paraná e na divisa com Santa Catarina. Além disso, um centro de baixa pressão já provoca chuvas no oeste de São Paulo. “Aos poucos esse sistema avança e deixa tempo instável sobre áreas produtoras de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e na parte norte do Rio Grande do Sul. As demais regiões gaúchas não devem registrar precipitações”, destaca o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

Ele salienta que, nas demais regiões do Brasil, o tempo segue instável, especialmente sobre Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará. Já o cerrado e norte de Minas Gerais, Bahia, Matopiba e interior do nordeste devem ter tempo aberto nesse começo de semana.

Na quarta-feira, esse sistema que atua sobre o Brasil pode levar chuvas volumosas ao Mato Grosso do Sul, São Paulo e norte do Paraná. Já na quinta-feira, essa frente fria pode levar chuvas para o Centro Oeste e o Nordeste.

No sul do Brasil, na quinta-feira, após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar chega e deve levar ao declínio da temperatura, mas sem registro de geadas na maior parte das áreas produtoras, com exceção das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que podem ter algum registro leve do fenômeno.

A tendência para a segunda quinzena de abril é de boa umidade e de chuvas em todo o Brasil, garantindo condições favoráveis às lavouras de segunda safra de milho, algodão e feijão, embora atrapalhando o início da colheita da cana-de-açúcar em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Paraguai

O Paraguai registrou chuvas irregulares e de volumes variados no final de semana. Segundo a meteorologista Ludmila Bardin, o país pode ter hoje chuvas de novo na fronteira com o Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná. “Depois o tempo abre sobre praticamente todas as áreas e chuvas devem voltar a ocorrer somente entre quarta-feira e quinta-feira da semana que vem”, disse.

Para o restante dessa semana, há uma tendência de ligeira queda da temperatura entre quinta-feira e sexta-feira, com mínimas de 10 graus e máximas de 20 graus. “Há um frio mais intenso sendo monitorado, indicando algum risco entre o final de maio e o início de junho, mas nada ainda muito preocupante. Por outro lado, há muita chuva prevista para o Paraguai nas próximas semanas”, conclui.

Fonte: Agência Safras



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.