Previsão Agrometeorológica* (19/12/2022 a 26/12/2022)
N-NE: Chuvas maiores que 50 mm são previstas no AM, AC e RO, podendo ultrapassar 150 mm no Extremo-Sul do PA e em TO. No Sul do MA, Sudoeste do PI e Oeste da BA, há previsão de acumulados maiores que 80 mm, favorecendo a umidade no solo para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de 1ª safra. No Centro-Sul da BA, podem ocorrer acumulados maiores que 150 mm. Em áreas centrais do MA, PI e Oeste de PE, os volumes ficarão em torno de 30 mm. Nas demais áreas, predominará o tempo seco.
CO: Há previsão de volumes de chuva maiores que 80 mm, podendo ultrapassar 150 mm no Centro-Norte de MT e em GO. No Sul desses estados, os volumes devem ser menores que 60 mm. As chuvas contribuirão para a manutenção do armazenamento hídrico no solo necessário para o milho 1ª safra e a soja. No Extremo-Norte do MS, há previsão de baixos volumes, inferiores a 40 mm, e nas demais áreas não há previsão de chuva. No entanto, a umidade no solo deverá ser suficiente para a maior parte das lavouras.
SE: Os maiores acumulados de chuva devem ficar concentrados em áreas do Centro-Norte de MG e ES, com volumes que podem ultrapassar 150 mm. No Norte e Leste de SP, RJ e Triângulo Mineiro, os acumulados serão maiores que 50 mm, enquanto no Sul de MG os volumes podem ficar em torno de 30 mm. Nas demais áreas, há previsão de baixos acumulados de chuva que não devem ultrapassar 20 mm. No geral, as condições de umidade serão favoráveis para os cultivos de 1ª safra, mas poderão causar prejuízos nas lavouras de café em parte de MG, BA e ES, devido ao excesso de chuva.
S: Os volumes de chuva podem ultrapassar 50 mm no litoral de SC e do PR. Nas demais áreas, há possibilidade de pancadas de chuva no início da semana, com predomínio de tempo seco nos dias seguintes. Essa previsão deverá aumentar a restrição hídrica aos cultivos de feijão 1ª safra, milho 1ª safra e soja no RS e algumas áreas de SC e do PR. Para os cultivos de arroz irrigado no RS, as condições de insolação com disponibilidade hídrica serão favoráveis.
Soja
96,7% semeado. No MT, as precipitações bem distribuídas têm favorecido o desenvolvimento das lavouras. Todavia, espera-se redução da produtividade devido ao veranico no início da safra em algumas áreas do Leste e Oeste. No RS, a má distribuição de chuvas atrasa o plantio e, nas áreas já semeadas, provocou a diminuição na população de plantas e o desenvolvimento abaixo do esperado. No PR, a maioria das lavouras apresenta bom desenvolvimento, porém a irregularidade das precipitações na região Oeste, causa preocupação aos produtores.
Em GO, a boa regularidade das chuvas favorecem o desenvolvimento das lavouras, mas a estiagem ocorrida em novembro reduziu o potencial produtivo das lavouras na região Sul, principalmente as semeadas no início da safra. No MS, as precipitações amenizaram a restrição hídrica em muitas regiões, mas há necessidade de maiores volumes, pois a maioria das áreas se encontra em estádio reprodutivo, período crítico e de alta demanda hídrica. No Matopiba, as lavouras se encontram em boas condições.
Milho 1° Safra
82,3% semeado. Em MG, o plantio foi concluído, com lavouras sob boas condições. No RS, a falta de precipitações uniformes já impacta o potencial produtivo do milho em diversas regiões, com situações mais extremas na regiões das Missões e Alto Uruguai. Na BA, o plantio segue acelerado em todas regiões. No PI, a semeadura avança, mas com paralisações pontuais devido à baixa umidade do solo em algumas regiões. No PR, o plantio foi finalizado.
As lavouras que estiveram sob condições adversas no início do plantio, tiveram uma melhora considerável, em função da melhoria das condições climáticas. Em SC, 100% da área foi semeada. As altas temperaturas favoreceram o desenvolvimento das lavouras, mesmo com precipitações irregulares. Em GO, 72% das lavouras foram semeadas e estão majoritariamente em boas condições.
Algodão
14,9% semeado. Em MT, o início da semeadura foi favorável, principalmente, na região Sudeste. Na BA, as condições climáticas favorecem a continuidade da semeadura. Em MS, as lavouras apresentam estande de plantas satisfatório. No Sul do MA, com a volta das chuvas, foi iniciada a semeadura. Em SP, o plantio está finalizando em algumas regiões. No PI, a semeadura avança. Em GO, na região Sul, a semeadura está praticamente finalizada. Na porção Centro-Noroeste, a semeadura segue em ritmo normal. Em MG, a semeadura deverá estar concluída na próxima semana.
Fonte: Conab