Semeadura no Brasil: 83,1% já semeado.
Em MT, o plantio está quase finalizado. As baixas e irregulares chuvas tem comprometido o
desenvolvimento das lavouras em várias regiões.
No RS, o tempo mais seco permitiu uma maior evolução na área semeada, contudo, ainda está significativamente atrasada em relação à última safra. No PR, o plantio está sendo concluído. As chuvas impediram o progresso da semeadura e prejudicou a realização de tratos culturais.
Em GO e MS, o plantio foi intensificado em razão do retorno das chuvas. A umidade do solo foi benéfica para os replantios. Houve uma melhora na condição das lavouras. Em MG, houve significativo avanço no plantio com o retorno das chuvas, que também colaboraram na recuperação de lavouras afetadas pelo estresse hídrico.
Na BA, a semeadura está progredindo de acordo com a ocorrência de chuvas. Em SP, o plantio está sendo finalizado. Registra-se replantios pontuais. No TO, algumas lavouras estão em fase reprodutiva.
Na região Central, os volumes reduzidos de chuva impactaram o potencial produtivo das lavouras. No MA, o plantio segue irregular nas diversas regiões, acompanhando a ocorrência das precipitações. No PI, o plantio pouco progrediu, em virtude da falta de precipitações significativas.
No PA, as condições climáticas continuam desfavoráveis à implantação e ao desenvolvimento das lavouras na região da BR-163. Em Paragominas e Santarém, poucos produtores iniciaram o plantio devido à irregularidade das precipitações.
Previsão Agrometeorológica* (04/12/2023 a 11/12/2023)
N-NE: São previstos acumulados de chuvas maiores que 60 mm em áreas do AM, AC, RO, PA, Sul de RR e Norte do AP. Menores volumes são previstos no TO, mas, diferente das demais regiões do Matopiba, as chuvas nesse estado serão suficientes para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra na maioria das áreas. CO: Há previsão de chuvas intensas, acompanhadas de raios e rajadas de ventos, podendo superar 80 mm em algumas áreas. As temperaturas máximas podem ultrapassar 38°C principalmente em áreas de GO e MT. De modo geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. SE: Há previsão de precipitações intensas e localizadas em áreas de SP, RJ e Sul de MG, sendo acompanhadas de raios e rajadas de ventos. Menores acumulados são previstos no Norte de MG e ES. No geral, as condições serão favoráveis para ameadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. S: Os temporais continuam no decorrer da semana e podem vir acompanhados de raios, rajadas de ventos e granizo. Os maiores acumulados podem ultrapassar 80 mm em áreas centrais do RS, mantendo a restrição por excesso aos cultivos de primeira safra. Nas demais regiões, os acumulados serão menores, favorecendo a semeadura, o desenvolvimento e o manejo das lavouras.
Fonte: CONAB