O período de plantio no Estado ocorre entre 11 de setembro e 31 de dezembro, de acordo com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura de soja para o Rio Grande do Sul, ano-safra 2019-2020, definido pela Portaria nº 76, de 11/07/2019. O plantio no Estado está iniciando lentamente, com algumas áreas plantadas na regional de Ijuí, Santa Rosa e Soledade.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, as primeiras lavouras implantadas estão apresentando boa emergência. Tem seguimento o preparo químico das áreas com aplicação
de dessecantes. Há incidência de lagartas de solo (Elasmopalpus lignosellus) e lagarta-rosca (Agrotis ipsilon), sendo necessário adicionar inseticida no momento da dessecação das áreas.



Na maioria dos municípios da regional de Santa Rosa, os produtores dão andamento aos preparativos para a semeadura da soja, sendo que as sementes e insumos já foram adquiridos. A maioria das áreas já está dessecada e, a partir da segunda quinzena de outubro, deverá ser intensificada a semeadura da cultura, culminando com maior percentual de área a ser plantada na primeira semana de novembro.

Na regional de Soledade, a semeadura começou de forma lenta. Os produtores concentram-se na dessecação de áreas. A estimativa da Emater/RS-Ascar para a safra de soja 2019-2020 indica uma área de 5.956.504 hectares, um aumento de 1,93% em relação à safra anterior e uma produção estimada de 19.746.793 toneladas. Isso resulta em produtividade de 3.315 quilos por hectare.

Fonte: T&F Agroeconômica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.