No Brasil, apesar da variação positiva no preço do milho na B3 na semana do dia 12/03, após a divulgação dos dados da Conab de menor produção, a cotação do milho na Bolsa não sustentou os ganhos e voltou a cair na última semana, ficando cotado na média de R$ 60,68/sc, retração de 3,17% ante a semana anterior.

Esse cenário foi pautado pela perspectiva de melhora no clima até o final de março no país, o que favorece o desenvolvimento das lavouras. Já no que tange ao panorama anual, o preço médio semanal até 22/03 ficou 28,26% menor, quando comparado com o mesmo período da safra 22/23.

Isso se deu devido à maior oferta do grão no mercado interno, uma vez que a produção de 2ª safra do cereal aumentou 19,18% ante a safra 21/22, segundo a Conab. Por fim, os pontos que podem continuar influenciando nas cotações são as condições climáticas e as perspectivas de produção para a safra.

Confira os principais destaques do boletim:
  • AUMENTO: a paridade de exportação jul/24 apresentou incremento 2,07% ante a semana
    passada, em decorrência do aumento na bolsa de Chicago.
  • VALORIZAÇÃO: o preço do cereal na CMEGroup apresentou alta de 1,18%, no comparativo semanal, ficando na média de US$ 4,39/bu.
  • ALTA: o preço do dólar corrente futuro fechou a semana com 0,30% maior, reflexo das
    especulações da taxa de juros do FED e COPOM.
Semeadura do milho da safra 23/24 em Mato Grosso chega ao fim

De acordo com os dados do Imea, a semeadura avançou 0,55 p.p. até o dia 22/03. No comparativo com o ano passado e a média dos últimos cinco anos, os trabalhos a campo na temporada ficaram mais adiantados, em 0,94 p.p. e 0,29 p.p., respectivamente. Vale destacar que, por todo o período de semeadura no estado, a safra 23/24 ficou à frente da evolução da temporada 22/23, e ainda fechou com mais de 90% das áreas dentro da janela considerada “ideal” (28/fev) em MT.

Para as próximas semanas as atenções se voltam cada vez mais para as condições climáticas, já que são fatores decisivos para o desenvolvimento da cultura no estado, principalmente, para a definição da produtividade. Assim, de acordo com as previsões do NOAA, é esperado que na semana (25/03 a 31/03) a maior parte de MT receba chuvas acima dos 75 mm, podendo chegar a até 135 mm em algumas regiões, o que pode ser visto como um cenário positivo.

Confira o boletim completo, clicando aqui!

Fonte: IMEA



 

FONTE

Autor:IMEA

Site: Boletim Semanal do Milho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.