O estabelecimento adequado da lavoura depende de uma série de fatores, dentre eles, a qualidade das sementes. O uso de sementes adequadas, com boa qualidade sanitária, fisiológica, física e genética é indispensável para o estabelecimento de um bom estande de plantas, impactando diretamente um dos principais componentes de produtividade da soja, o número de plantas por área.
Além de variáveis fisiológicas tradicionais como germinação e vigor, outros atributos precisam ser avaliados nas sementes, a fim de assegurar o bom desenvolvimento inicial das plantas. Conforme observado por Bruinsma et al. (2024), sementes com danos podem prejudicar o desenvolvimento inicial das plântulas e consequentemente o estabelecimento da lavoura.
Avaliando o desenvolvimento inicial de plântulas de soja com diferentes danos nas sementes, os autores observaram que, a utilização de sementes de baixa qualidade, sobretudo aquelas que possuem danos ocasionados por percevejos e danos mecânicos, além das sementes esverdeadas, pode comprometer o estabelecimento das plantas de soja, devido à redução da velocidade de crescimento das plântulas nesta fase inicial.
Figura 1. Plântulas de soja originadas de sementes com diferentes tipos de danos visíveis. Pelotas, 2024.
Bruinsma et al. (2024) observaram o crescimento inicial de plântulas de soja oriundas de sementes com rasgos no tegumento, mancha púrpura, danos por percevejo, danos mecânicos e sementes esverdeadas. Ao analisar os resultados, os autores constataram que, o desenvolvimento inicial das plântulas de soja é afetado principalmente por danos de percevejos, danos mecânicos, sementes esverdeadas e mancha púrpura.
Tabela 1. Comprimento total e taxa de crescimento acumulado (TCA) de plântulas de soja no intervalo de 48 a 120 horas após o início da germinação, em função dos tipos de danos nas sementes. Pelotas, 2024.
Os resultados obtidos por Bruinsma et al. (2024) demonstram que esses danos em sementes de soja podem resultar em uma acentuada redução do vigor, corroborada pelo crescimento menor das plântulas afetadas. Tal fato pode repercutir no estabelecimento inicial da lavoura e estande de plantas.
Confira o estudo completo desenvolvimento por Bruinsma et al. (2024) clicando aqui!
Referências:
BRUINSMA, M. S. et al. DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLÂNTULAS DE SOJA COM DIFERENTES DANOS NAS SEMENTES. Embrapa Soja, 39° Reunião de Pesquisa da Soja, p. 176, 2024. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1165081 >, acesso em: 03/07/2027.