Uma semente de qualidade deve conter bons atributos genéticos, físicos, fisiológicos e sanitários, garantindo assim um bom estabelecimento da lavoura. Com relação aos atributos fisiológicos, germinação e vigor são os mais conhecidos e estudados, estando eles diretamente relacionados a qualidade do estande de plantas.

Embora ainda não exista teste padronizado para a avaliação do vigor de sementes, é consenso que o teste de envelhecimento acelerado é um dos mais adequados e utilizados para avaliar esse atributo em sementes de soja. O vigor de uma semente está relacionado a sua capacidade em germinar e produzir uma plântula normal em uma ampla faixa de condições, não necessariamente sendo as condições ideais para a germinação.

De maneira generalizada, o vigor de sementes está relacionado a velocidade e uniformidade de emergência da plântula, e infelizmente é diretamente afetado pela deterioração das sementes, sendo possível observar drástica redução do vigor em sementes deterioradas.



Com relação a produtividade, sementes de maior vigor proporcionam maior produtividade?

Avaliando o desempenho produtivo de plantas de soja originadas de lotes de sementes com níveis crescentes de vigor, Bagateli et al. (2019) observaram que as respostas da produtividade da soja em função do vigor das sementes podem variar de acordo com a cultivar. Avaliando as cultivares Syn 1158 RR; Syn 1059 RR e NK 7059 RR, os autores observaram significativo incremento de produtividade com o aumento do vigor das sementes. Bagateli et al. (2019) destacam que cada ponto porcentual de aumento no nível de vigor dos lotes pode resultar num acréscimo de até 28 kg.ha-1 no rendimento de grãos de soja.

Figura 1. Produtividade de plantas de soja cultivadas a partir de lotes de sementes com níveis crescentes de vigor, conforme avaliado pelo teste de envelhecimento acelerado. A – Cultivar Syn 1158 RR, safra 2015/2016. B – Cultivares Syn 1059 RR e NK 7059 RR, safra 2014/2015.

Adaptado: Bagateli et al. (2019)

Corroborando os resultados de Bagateli et al. (2019), Carvalho et al. (2020) observaram que independentemente de cultivar avaliada, plantas originárias de sementes de alto vigor apresentam maior produtividade em comparação a plantas originárias de sementes de baixo vigor, representando um aumento de produtividade superior a 20% para ambas as cultivares avaliadas (figura 2).



Figura 2. Rendimento de grãos das cultivares de soja NS 6909 IPRO e NA 5909 RG, submetidas a dois níveis de vigor das sementes.

Fonte: Carvalho et al. (2020)

Tendo em vista os resultados observados pelos autores, fica evidente a contribuição do vigor das sementes para o aumento de produtividade da soja, contudo, cabe destacar que conforme destacado por Bagateli et al. (2019), a resposta produtiva em função do aumento do vigor das sementes pode variar de acordo com o genótipo, entretanto, fica nítida a influência do vigor das sementes na produtividade da cultura da soja.


Veja mais: O que é qualidade de sementes e por que ela é tão importante?


Referências:

BAGATELI, J. R. et al. PRODUCTIVE PERFORMANCE OF SOYBEAN PLANTS ORIGINATED FROM SEED LOTS WITH INCREASING VIGOR LEVELS. Journal of Seed Science, v.41, n.2, p.151-159, 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/jss/a/G9f467vnfW7cL4NzMsQPkZS/abstract/?lang=en >, acesso em: 09/11/2021.

CARVALHO, F. P. et al. DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE SOJA COM DISTINTOS NÍVEIS DE VIGOR E CENÁRIOS DE SEMEADURA. Revista Científica Rural, Bagé-RS, volume 22, nº2, ano 2020. Disponível em: < http://revista.urcamp.tche.br/index.php/RCR/article/view/3292/pdf >, acesso em: 09/11/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.