Entre os dias 06 e 10 de março, a Senior Sistemas, empresa especializada em tecnologia para gestão, estará presente na Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional. O tema principal da companhia para o evento, que acontece na cidade de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, é transformar o agronegócio através da tecnologia.
Líder em tecnologias para a gestão, a Senior oferece soluções como ERP, HCM, YMS e TMS, que colaboram para o crescimento das empresas. Voltado ao agronegócio, a companhia disponibiliza soluções especialistas, como o App do Produtor Rural, solução que abrange toda a cadeia de negócios do agro que se relaciona com produtores, e disponibiliza ao produtor rural informações como movimentações físicas, financeiras, cotações e previsão do tempo.
“O encontro é uma ótima oportunidade para apresentar ferramentas que atendem os principais representantes da cadeia do agronegócio, como cooperativas, produtores rurais, armazéns e agroindústrias. Além disso, é o momento para trocar conhecimentos e entender quais são as principais necessidades do setor”, comenta Fernando Silva, Diretor de Agronegócio na Senior Sistemas.
Além do estande na Expodireto, a companhia promove o painel “Automatização na Classificação de Grãos: Desafios, Tendências e Inovações”, dia 08/03, às 12:30 na Arena Digital. Os convidados para este encontro são Marina Marzari, Gerente Administrativa da Marzari Alimentos; Maurício Oliveira, Acadêmico e Pós-Doutor pela Rothamsted Research; e Fernando Silva, Diretor de Agronegócio na Senior Sistemas.
Importância da classificação de grãos
A qualidade dos alimentos é um grande desafio no agronegócio e precisa ser garantida desde o começo da cadeia produtiva até a mesa do consumidor. Para atender ao padrão de qualidade internacional, empresas e gestores do setor precisam investir no processo de classificação de grãos. Essa etapa é fundamental para promover uma precificação justa ao produtor, bem como um destino adequado para a esteira produtiva, além de reduzir os prejuízos de fraudes e perdas de estoque.
Silva também destaca que, para estar de acordo com a legislação determinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os responsáveis devem iniciar o processo de classificação dos grãos já no momento em que recebem a carga do armazém. “A primeira etapa é a coleta de amostra, seguida da análise de laboratório, onde é possível identificar impurezas e umidade dos grãos, além de estabelecer grupo, classe e tipo dos alimentos analisados”. Ao final do processo, é gerado um laudo oficial que atesta se os produtos estão autorizados ou não para serem comercializados.
Inovação para o setor: classificador de grãos CS-Rice
Este método de classificação ainda exige que os resultados gerados pelos equipamentos sejam lançados manualmente em sistemas ERP, sob risco de fraude ou erro humano, o que causa transtornos e até mesmo insegurança ao processo como um todo. Pensando neste desafio, a Senior, em parceria com a Selgron, especialista na fabricação de equipamentos para o agronegócio e indústria, desenvolveu uma nova comunicação entre o hardware especialista em análises, CS-Rice, e o sistema ERP da companhia.
Ao receber uma amostra de grãos de arroz, o classificador scanner 3D gera uma imagem em 360º de cada um destes grãos, permitindo a análise detalhada em sua circunferência total. Em seguida, o CS-Rice permite identificar a classificação dos grãos por formato, avaliando a largura comprimento e espessura, se estão inteiros, quebrados e manchados, reconhecendo se a superfície possui defeitos e manchas.
“O CS-Rice já pode ser utilizado no recebimento da carga, onde alimenta-se automaticamente o módulo de suprimentos dentro do processo de originação do grão. Depois de analisado, as informações são encaminhadas para o ERP. A etapa produtiva é outro momento que o classificador de grãos pode ser aplicado, dentro do módulo de qualidade, para garantir as normas da ISO na jornada de inspeção, onde são verificados se os percentuais resultantes da amostra estão dentro da qualidade esperada”, explica Fernando.
Fonte: Assessoria de Imprensa Senior Sistemas