Em MT, o clima da semana favoreceu o plantio e o desenvolvimento inicial da cultura. No RS, o plantio ainda é lento devido ao receio em relação às previsões climáticas. No PR, mais da metade da área foi semeada e as lavouras apresentam bom desenvolvimento. Em GO, mesmo com a redução das chuvas, o plantio avança na região Sudoeste. Tanto as áreas semeadas de sequeiro, quanto as irrigadas, apresentam bom desenvolvimento.

Em MS, as chuvas ocorridas em quase todo o estado permitiram um grande avanço na semeadura, mas os baixos volumes no CentroNorte limitaram essa operação. Em MG, o plantio continua concentrado nas áreas irrigadas. Na BA, o plantio segue acelerado devido ao retorno das precipitações. Em SP, diante ao aumento das precipitações, a semadura avança. No TO, o plantio foi retomado devido ao retorno das chuvas.

No Sudoeste, a semeadura ocorre em áreas irrigadas. No PI e MA, o plantio avança nas áreas irrigadas e também foi iniciado nas áreas de sequeiro. Em SC, o excesso de chuvas e as baixas temperaturas limitam o avanço do plantio. No PA, as lavouras implantadas na BR-163 apresentam bom desenvolvimento inicial.

Previsão Agrometeorológica de 27/10/2025 a 31/10/2025

Norte-Nordeste: Os maiores volumes de chuva estão previstos no AM, AC e Oeste do PA. Menores acumulados ocorrerão em RR, RO, TO e Sudeste do PA, além da faixa Leste da região Nordeste e parte da BA, favorecendo a semeadura e o início do desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. No Matopiba, ainda predominarão áreas com baixa umidade no solo, restringindo a semeadura das lavouras de sequeiro. No Sealba, a previsão de pouca chuva favorecerá a maturação e colheita do milho terceira safra.

Centro Oeste: Há previsão de chuvas, ainda irregulares, que deverão se intensificar e abranger praticamente toda a região, ao longo da semana, contribuindo para a elevação do armazenamento hídrico no solo e um maior avanço na semeadura dos cultivos de primeira safra. Os maiores volumes de chuva estão previstos no Sudoeste de MS.

Sudeste: Há previsão de chuvas em praticamente toda a região, que passarão por SP e abrangerão quase todo o estado de MG. As condições serão favoráveis para a semeadura e o início do desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, com exceção do Norte de MG, onde a umidade no solo ainda pode ser insuficiente. As chuvas previstas também favorecerão a brotação e o crescimento da cana-de-açúcar, além do vigor da lavoura, da florada e formação dos chumbinhos do café.

Sul: A semana começará com chuvas na região, sobretudo no PR e em SC, podendo causar danos pontuais aos cultivos de inverno, principalmente, às lavouras em maturação e colheita. As condições serão, no geral, favoráveis para a continuidade da semeadura e do desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Menores volumes de chuva estão previstos no Sudeste do RS, favorecendo a semeadura do arroz.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 27 de outubro de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: CONAB



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.