Em MT, a boa umidade no solo tem contribuído para a evolução da semeadura. As lavouras apresentam bom desenvolvimento. No RS, as boas condições do solo favoreceram a intensificação da semeadura, oportunizando um calendário ideal de plantio em todas as regiões.
No PR, a redução das precipitações permitiu avanço da área semeada. Em GO, o plantio foi encerrado no Sudoeste, maior região produtora, e as lavouras apresentam bom desenvolvimento inicial em todo o estado. Em MS, a umidade do solo tem garantido boas condições para implantação.
Em MG, o excesso de chuvas impediu o maior avanço da semeadura. No TO, o plantio ocorre em todo o estado e sua intensidade varia conforme a melhor disponibilidade de água no solo. No MA, o plantio está evoluindo no Sul e no Leste.
No PI, a semeadura iniciou de forma incipiente e aguarda-se a regularização das precipitações. Na BA, o plantio avançou e as lavouras apresentam bom desenvolvimento. No PA, o plantio avança nas regiões da BR-163 e de Redenção e as lavouras apresentam desenvolvimento satisfatório.
Previsão Agrometeorológica de 04/11/2024 a 11/11/2024
Norte-Nordeste: Há previsão de chuvas melhor distribuídas na região Norte, abrangendo as áreas em produção de RO, PA e TO. São esperadas poucas chuvas no Matopiba, o que manterá a umidade no solo baixa restringindo o avanço da semeadura da primeira safra em partes dessa região. No Sealba, o tempo seco continuará beneficiando a colheita do milho terceira safra. No litoral e Sul da BA, também haverá chuvas que serão favoráveis ao café.
Centro Oeste: Há previsão de chuvas regulares e bem distribuídas na região. Os maiores volumes deverão ocorrer em MT, além do Oeste e Sul de GO e Leste de MS, propiciando elevação da umidade no solo. No geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Sudeste: Há previsão de chuvas regulares e bem distribuídas em quase toda a região. Os maiores volumes deverão ocorrer no Triângulo Mineiro, no Oeste e Noroeste de SP, podendo interromper, pontualmente, os trabalhos em campo. A umidade no solo será favorável para a semeadura e desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, assim como, para as lavouras de café e cana.
Sul: Há previsão de chuvas bem distribuídas, intercaladas por períodos de tempo seco. Os maiores volumes deverão ocorrer no Norte do PR, promovendo o aumento e manutenção da umidade no solo. No Sul do RS, os acumulados serão menores, o que permitirá o avanço na semeadura do arroz. No geral, as condições serão satisfatórias para os cultivos de inverno e de primeira safra.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de de Novembro de 2024 completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB