Em MT, o plantio segue para a finalização e a maioria das lavouras apresentam boas condições. No PR, a maioria das áreas apresentam boas condições, porém algumas lavouras foram impactadas pelas fortes chuvas e granizo, sendo necessário o replantio. No RS, o plantio acelerou na semana devido ao retorno das chuvas. Em GO, as chuvas das últimas semanas permitiram grande avanço no plantio. Porém, algumas áreas semeadas no início de outubro tiveram o estabelecimento prejudicado pelos veranicos e serão replantadas.

Em MS, as chuvas ocorridas possibilitaram grande avanço na área semeada. Em MG, o plantio progride no estado devido ao retorno das chuvas, mas algumas áreas semeadas no início de outubro foram afetadas pela ausência de chuvas e serão replantadas. No TO, o plantio foi reiniciado com a volta das precipitações. Há relatos de replantio em várias regiões devido à falta de chuvas em outubro. Na BA, PI e MA, o plantio avança com o retorno das chuvas.

Previsão Agrometeorológica de 10/11/2025 a 17/11/2025

Norte-Nordeste: Os maiores volumes de chuva estão previstos no Oeste do AM e na fronteira com RO, PA e MT, além do Recôncavo na BA. No AP, Norte e Leste do PA e em boa parte do litoral e interior da região Nordeste, não há previsão de chuva. Nas demais áreas, incluindo parte do Matopiba e do Centro-Sul e Sul da BA, há previsão de chuvas pouco volumosas, mas suficientes para manter a umidade no solo e favorecer a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. No Sul do MA e no Sudoeste do PI, ainda predominará a condição de restrição hídrica.

Centro Oeste: São esperadas chuvas regulares e bem distribuídas em MT. Em GO e no DF, podem ocorrer pancadas isoladas, com menores volumes acumulados. Em MS, há previsão de chuvas volumosas no fim da semana. No geral, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento das lavouras.

Sudeste: A previsão indica precipitações na metade Sul de SP e no Noroeste de MG no início da semana. No restante da semana, praticamente não há previsão de chuvas, tendo retorno apenas na sexta-feira em SP. No geral, devido à umidade disponível no solo, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da brotação e crescimento da cana-de-açúcar e da floração e formação dos chumbinhos do café.

Sul: Não há previsão de chuvas no início da semana, tendo o retorno a partir de quarta-feira, com maiores acumulados no Oeste do PR e de SC. Há a possibilidade de danos pontuais por excesso de chuva, ventos fortes ou granizo, principalmente, no dia 13/11, com maior risco de impacto no PR. No entanto, na maioria das áreas, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento das lavouras.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 10 de novembro de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.