InícioDestaqueSoja-BR: 94,3% da área cultivada já foi colhida no país

Soja-BR: 94,3% da área cultivada já foi colhida no país

No PR, a colheita foi finalizada. No RS, o excesso de precipitações interrompeu as operações de colheita em grande parte do estado. Muitas áreas estão alagadas devido aos volumes de chuva expressivos.

Devido ao estado de calamidade pública, as perdas ainda serão contabilizadas. Em SC, a colheita avança na região Oeste. Em MS e TO, a colheita está finalizando. Na BA, as lavouras apresentam bom desenvolvimento e a colheita está evoluindo.

No MA, a colheita foi finalizada na região de Balsas e iniciada no Sul do estado. As áreas em maturação apresentam bom desenvolvimento. No PI, a colheita se concentra nas áreas do médio Parnaíba e Norte. Registram-se boas produtividades. No PA, a colheita foi encerrada na região de Redenção e na BR163. Nas regiões de Santarém e Paragominas, a redução das precipitações permitiu o avanço da colheita.

Previsão Agrometeorológica de 06/05/2024 a 13/05/2024

Norte-Nordeste: São previstas precipitações maiores que 60 mm em áreas de RR, AP, Centro-Norte do AM e do PA. Na região Nordeste, há previsão de chuvas na faixa Norte e costa Leste. No Noroeste do MA, os acumulados devem ultrapassar 70 mm. Em áreas do Sealba, os volumes podem superar 40 mm, favorecendo a semeadura do feijão e do milho terceira safras. No interior, a previsão é de tempo quente e sem chuva. No geral, as condições serão favoráveis ao manejo e desenvolvimento das lavouras.

Centro Oeste: A previsão é de tempo quente e seco. Devido à umidade disponível no solo, as condições serão satisfatórias para o manejo e desenvolvimento dos cultivos de segunda safra na maior parte de MT. No entanto, deverá haver restrição hídrica às lavouras, majoritariamente, em estágios reprodutivos em MS e GO.

Sudeste: Há previsão de tempo quente e seco em toda a região, exceto em áreas do Nordeste de MG e Norte do ES, onde deve ocorrer chuvas rápidas e passageiras. A redução da umidade no solo deverá restringir, principalmente, o milho segunda safra em estágios reprodutivos. No entanto, as condições serão benéficas para a maturação e colheita da cana-de-açúcar e do café.

Sul: Há possibilidade de tempestade no Extremo-Sul do RS, com chuvas superiores a 100 mm, acompanhadas de ventos fortes e granizo. As chuvas se estenderão sobre o RS e SC. Considera-se muito alto o risco de novas ocorrências hidrológicas no RS, devido à permanência das inundações e ao aumento do nível fluviométrico, com impacto às lavouras. No PR, a falta de chuvas deverá restringir o desenvolvimento de parte do milho segunda safra.

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares