No RS, as fortes e constantes chuvas impediram a colheita acarretando perdas produtivas e impactando negativamente na qualidade dos grãos. As perdas variam entre 20% e 100%, conforme a severidade da inundação e o estágio de desenvolvimento. Para reduzir as perdas, nos períodos sem chuvas, intensificou-se a colheita, mesmo sob condições de alta umidade.

Em MS, GO e TO, a colheita está sendo concluída. No MA, a colheita foi encerrada no Sul e avança nas demais regiões. Na BA, as lavouras estão com bom desenvolvimento. Em SC, o tempo mais seco permitiu a evolução da colheita. No PI, a colheita se restringe a pequenas áreas no médio Parnaíba. No PA, a redução das chuvas facilitou a colheita em Paragominas e Santarém. Verificam-se boas produtividades.

Previsão agrometeorológica de 13/05/2024 a 20/05/2024

Norte-Nordeste: São previstas precipitações maiores que 60 mm em áreas de RR, AP e Centro-Norte do AM e PA. Na região Nordeste, há previsão de chuvas no Norte do MA, onde os acumulados devem ultrapassar 70 mm. Na costa Leste, os volumes podem superar 40 mm, favorecendo a semeadura do feijão e do milho terceira safras no Sealba. No interior do NE e no Matopiba, a previsão é de tempo quente e sem chuva, o que contribuirá para a redução da umidade no solo, causando restrição ao milho segunda safra.

Centro Oeste: A previsão é de tempo quente e seco, exceto em áreas de MT, onde deve ocorrer chuvas rápidas e passageiras. Devido à umidade disponível no solo, as condições serão satisfatórias para o milho segunda safra na maior parte de MT. A restrição hídrica será mantida para as lavouras em MS e GO.

Sudeste: Há previsão de tempo quente e seco em toda a região, exceto em áreas de SP e ES, onde deve ocorrer chuvas rápidas e passageiras. A redução da umidade no solo deverá afetar, principalmente, o milho segunda safra em estágios reprodutivos. No entanto, as condições serão benéficas para a maturação e colheita da cana-de-açúcar e do café.

Sul: No início da semana, são previstas pancadas de chuva isoladas em áreas de SC e PR. As chuvas se estenderão e podem vir acompanhadas de rajadas de vento, especialmente em SC e RS. Considera-se de moderado a muito alto o risco de novas ocorrências hidrológicas em áreas do RS, com impacto às lavouras. No PR, a falta de chuvas deverá restringir o desenvolvimento do milho segunda safra em parte do estado.

Fonte: CONAB



 

FONTE

Autor:Companhia Nacional de Abastecimento

Site: Conab

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.