Em MT, as lavouras apresentam bom desenvolvimento vegetativo, recuperando-se dos efeitos negativos da irregularidade de chuvas de novembro. A área replantada permaneceu dentro da média histórica e a colheita se aproxima do início. No RS, as precipitações permitiram a retomada do desenvolvimento vegetativo, que estava reduzido devido à estiagem, bem como propiciaram condições para a germinação das áreas semeadas no início de dezembro e a retomada do plantio. No PR, 1/3 das áreas se encontra em enchimento de grãos. A maioria das áreas apresenta bom desenvolvimento.
Em GO, o plantio se aproxima da finalização. As lavouras seguem beneficiadas pela regularização das chuvas, reduzindo a percepção de falhas e desuniformidade em campo. Em MS, as chuvas recorrentes continuam a favorecer as lavouras em todas as regiões. Grande parte das áreas se encontra nos estádios reprodutivos e com bom potencial produtivo. Em MG, o plantio foi finalizado e o excesso de chuvas vem atrasando as aplicações de defensivos. Em SP, as áreas semeadas com variedades precoces se encontram nos estádios finais de enchimento de grãos.
Na BA, a regularidade das chuvas alternada com dias ensolarados, continua favorecendo o desenvolvimento da cultura e as operações finais de plantio. No TO, os produtores têm intensificado o monitoramento e controle de pragas. No MA, nos Gerais de Balsas, o plantio se aproxima do fim, enquanto no leste, somente 40% das áreas foram plantadas. No oeste, ele ainda está no início e acompanha a ocorrência das chuvas. No PI, o plantio se aproxima da finalização e a maioria das áreas apresenta bom desenvolvimento, com as mais precoces em enchimento de grãos. Em SC, as lavouras apresentam bom desenvolvimento em todo o estado e têm sido favorecidas pelas chuvas regulares e pela elevação das temperaturas. No PA, o plantio continua lento nos polos de Santarém e Redenção devido a irregularidades das chuvas.
Previsão Agrometeorológica de 22/12/2025 a 29/12/2025
Norte-Nordeste: Na maior parte da região Norte, chuvas maiores que 50 mm são previstas, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Na região Nordeste, precipitações acima de 40 mm podem ocorrer no Oeste e Sul do MA, bem como no Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do PI. Nas demais áreas, predominará baixos acumulados de chuva ou tempo seco. No MATOPIBA, exceto no Leste do MA, as condições serão suficientes para o avanço da semeadura e o desenvolvimento das lavouras.
Centro Oeste: Estão previstas chuvas em toda região e as condições serão favoráveis ao desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Os menores volumes em MS e GO beneficiarão as operações de campo. Os maiores volumes ocorrerão no Norte de Mato Grosso, com volumes superiores a 80 mm.
Sudeste: Há previsão de pouca chuva na maior parte da região. Em áreas do Norte, Centro e Leste de MG, predominará a falta de precipitação, mas a umidade do solo será suficiente para os cultivos. No geral, as condições climáticas serão favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra de grãos, de café e de cana-de-açúcar.
Sul: Há previsão de chuvas em toda a região. No RS e Leste de em SC, são previstas chuvas em volumes elevados que podem ultrapassar 200 mm. No geral, as condições serão favoráveis para o desenvolvimento, florescimento e enchimento de grãos das lavouras, bem como para a recomposição dos reservatórios. No PR e Oeste de SC, mesmo diante a previsão de baixos volumes de chuva, as condições serão favoráveis para as lavouras.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 22 de dezembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab








