No RS, as chuvas seguem impedindo a intensificação da colheita, impactando negativamente a produtividade e a qualidade dos grãos. A colheita tem ocorrido nos dias sem chuvas. Registra-se dificuldades na logística devido às estradas bloqueadas, às más condições das vias e à demora da recepção dos grãos.
Em SC, as baixas temperaturas e as chuvas impedem a redução de umidade dos grãos e limitam o avanço da colheita da safrinha. No MA, a colheita foi finalizada no Sul. No PI, falta colher áreas no médio Parnaíba e na região Norte. No PA, a redução das chuvas permitiu o avanço da colheita no polo de Paragominas e Santarém.
Previsão Agrometeorológica de 20/05/2024 a 27/05/2024
Norte-Nordeste: São previstas precipitações maiores que 60 mm em áreas de RR, AP e Centro-Norte do AM e PA. Na região Nordeste, há previsão de chuvas em áreas da faixa Norte e Leste, especialmente entre o MA, RN, PB e PE, além do Sealba, favorecendo a semeadura e o início do desenvolvimento do feijão e do milho terceira safras. No interior do NE e no Matopiba, a previsão é de tempo quente e sem chuva, o que reduzirá a umidade no solo e manterá a restrição ao milho segunda safra.
Centro Oeste: O tempo quente e seco irá predominar até o meio da semana. Após, há previsão de chuvas em áreas de MS e Sul de MT, além de acentuado declínio de temperaturas. As condições serão satisfatórias para o milho segunda safra na maior parte de MT. Em MS e GO, continuará a restrição hídrica para parte das lavouras. Estágios E Emergência DV Desenvolvimento Vegetativo F Floração EG Enchimento de Grãos FM Formação de Maçãs M Maturação C Colheita
Sudeste: O tempo será quente e seco, exceto em áreas de SP e RJ, onde deve ocorrer chuvas rápidas e passageiras. No ES, a previsão é de pancadas de chuvas isoladas no final da semana. A baixa umidade no solo continuará afetando principalmente o milho segunda safra em estágios reprodutivos. No entanto, as condições serão benéficas para a maturação e colheita da cana-de-açúcar e do café.
Sul: A semana começa sem chuva, no entanto, a partir de quinta-feira, há previsão de chuvas intensas no RS, que se deslocarão pela região, favorecendo o milho segunda safra no PR. Considera-se, ainda, de moderado a alto o risco de ocorrências hidrológicas em áreas do RS, com impacto às lavouras. Previsão de queda nas temperaturas, com mínimas inferiores a 5 °C em áreas serranas e com previsão de formação de geada ampla entre os dias 25 e 26.
Fonte: CONAB