Em MT, o ritmo da colheita de soja é intenso e nota-se alta variabilidade nas produtividades. No RS, as chuvas favoreceram, principalmente, as lavouras em fases reprodutivas. Observa-se a forte incidência de ferrugem asiática. No PR, as chuvas favoreceram as lavouras tardias. Em GO, o tempo mais seco proporcionou o avanço na colheita e nota-se uma melhoria na qualidade dos grãos.

Em MS, a colheita está avançando. As chuvas mal distribuídas na região Oeste e Nordeste afetam as lavouras semeadas tardiamente. Em MG, a redução das chuvas favoreceu a colheita e não comprometeu o desenvolvimento das lavouras tardias.

Na BA, as lavouras estão em boas condições. Em SP, a colheita avança em todas as regiões. No TO, iniciou a colheita na região Centro-Sul. Registra-se leve recuperação das produtividades.

No MA, a colheita evolui nos gerais de Balsas. Nas demais regiões, a regularidade das chuvas favorece o desenvolvimento. No PI, as lavouras estão desenvolvendo em boas condições. Em SC, a colheita iniciou. No PA, as chuvas frequentes prejudicam a evolução da colheita principalmente no polo de Redenção e BR-163.

Previsão Agrometeorológica* (04/03/2024 a 11/03/2024)
Norte-Nordeste:

São previstos acumulados de chuvas maiores que 50 mm em praticamente toda a região Norte, com destaque para o Sudeste do PA, podendo ultrapassar 150 mm e afetar a colheita da soja em parte dessa região. No Centro-Norte da região Nordeste, podem ocorrer chuvas significativas, superiores a 70 mm. Nas demais áreas, podem ter chuvas isoladas de menor volume, favorecendo o manejo e o desenvolvimento das lavouras.

Centro-Oeste:

Há previsão de chuva em forma de pancadas, com acumulados maiores que 70 mm, principalmente em áreas de GO. Nas demais áreas, são esperadas chuvas com menores volumes, favorecendo o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra e a colheita da primeira safra.

Sudeste:

São previstas chuvas maiores que 70 mm, que podem ser pontuais e fortes no Centro-Sul de MG, Noroeste de SP, RJ e Sul do ES, com possíveis impactos pontuais às lavouras. Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados. No geral, as condições de umidade serão favoráveis para os cultivos de primeira safra, bem como para o café e a cana-de-açúcar.

Sul:

A semana inicia com precipitações no Nordeste do RS, SC e Oeste do PR que podem ultrapassar 70 mm. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados. A frequência, a distribuição das chuvas e a umidade disponível no solo deverão manter as condições favoráveis ao manejo e desenvolvimento dos cultivos de primeira e egunda safras na maior parte da região.

Fonte: Conab



FONTE

Autor:Conab

Site: Conab- Progresso da Safra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.