Em MT, a colheita está quase concluída. No RS, o clima tem favorecido a maturação das lavouras. No PR, a redução das precipitações beneficiou a colheita. Em GO, as chuvas retardaram o avanço da colheita. As cultivares de ciclo médio e tardio têm apresentado melhores rendimentos.
Em MS, a colheita está quase finalizada. Em MG, as chuvas afetaram o ritmo da colheita. Na BA, as lavouras estão em boas condições. Em SP, a colheita progride e as produtividades estão abaixo das expectativas iniciais. No TO, a colheita evolui no Sul, região semeada mais tarde. As precipitações frequentes têm prejudicado as operações. No MA, a colheita acelera nos Gerais de Balsas.
As boas e regulares precipitações têm favorecido o desenvolvimento da cultura. No PI, as lavouras se desenvolvem em boas condições, mesmo as semeadas tardiamente. Em SC, a incidência da ferrugem asiática aumenta em diversas regiões. No PA, as chuvas constantes atrasaram a colheita. Em Santarém, a cultura apresenta bom desenvolvimento.
Previsão Agrometeorológica (01/04/2024 a 08/04/2024)
Norte-Nordeste: Previsão de pancadas de chuva, maiores que 80 mm em quase toda a região Norte, principalmente, em áreas do AM, PA, RR, RO e TO. No Nordeste há previsão de chuva especialmente no Centro-Norte da região, com volumes superiores a 70 mm. No Sul da BA, podem ocorrer pancadas de chuva isolada com menores acumulados. O manejo e o desenvolvimento das lavouras serão favorecidos, exceto em parte da BA, devido à restrição hídrica.
Centro-Oeste: Manutenção da chuva regular em parte da região. Em MT, previsão de mais de 80 mm. Nos demais estados, a chuva deverá ser irregular, cerca de 40 mm. No geral, o manejo e o desenvolvimento dos cultivos serão favorecidos. Em MS, a expectativa de pouca chuva e tempo quente manterá a restrição hídrica aos cultivos de segunda safra em parte do estado.
Sudeste: Previsão de tempo quente e seco. No fim da semana, são previstas pancadas de chuva no Nordeste de MG. No geral, devido à umidade disponível no solo, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos. No entanto, no Norte de MG e em parte de SP, a falta de chuva e as altas temperaturas deverão restringir o desenvolvimento das lavouras.
Sul: A semana inicia com tempestade no Centro-Sul do RS, que pode vir acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo, com possíveis impactos pontuais às lavouras. Na maior parte da região, as condições serão favoráveis ao manejo e desenvolvimento das lavouras, devido à umidade disponível no solo. Em parte do PR, haverá restrição hídrica, em função do menor volume de chuvas e das altas temperaturas.
Fonte: CONAB