MERCADO DO DIA 29/05
Feriado nos Estados Unidos, por Memorial Day – Bolsa de Chicago fechada
NOTÍCIAS IMPORTANTES DO DIA 29/05
GRÃOS/RABOBANK: INCERTEZAS DEVEM MANTER PREÇOS VOLÁTEIS
Os preços internacionais de grãos devem se manter voláteis e em uma ampla faixa de negociação, disse o Rabobank em relatório semestral. Essa volatilidade, disse o banco, tem sido causada por vários fatores, com destaque para a ausência de novidades altistas e incertezas relacionadas a recessão, taxas de juros, questões geopolíticas e clima, entre outros. Segundo o Rabobank, tanto os comprados quanto os vendidos têm bons argumentos para defender suas respectivas posições. “À medida que a atenção do mercado se volta para a temporada de cultivo do Hemisfério Norte, a incerteza e a volatilidade dos preços serão a norma”, disse o banco.
BAIXISTAS: Para o Rabobank, do ponto de vista baixista, há vários fatores a serem considerados. Os vendidos temem que uma economia em desaceleração e taxas de juros mais altas diminuam a demanda. “Eles apontam especificamente para uma economia chinesa em declínio como um sinal de alerta.” Além disso, é possível que o fenômeno climático El Niño resulte em melhora significativa dos rendimentos em 2023, disse o banco. A safra recorde de soja no Brasil é outro fator que deve pressionar bastante as cotações, segundo os vendidos.
ALTISTAS: Enquanto isso, do ponto de vista dos altistas, os comprados continuam discutindo fundamentos do mercado, observou o Rabobank. “Os estoques de grãos e oleaginosas estão apertados e continuam caindo entre os principais exportadores. Além disso, a relação estoque/uso continua caindo, indicando que a oferta não está acompanhando a demanda”, afirmou o banco. Embora o El Niño tenda a resultar em condições de cultivo mais favoráveis no Hemisfério Norte, a seca persiste nas Grandes Planícies dos Estados Unidos, disse o Rabobank. “Por fim, a demanda por matérias-primas do setor de biocombustíveis e o aumento da capacidade de esmagamento na América do Norte darão suporte aos mercados”
Para o banco, fatores como questões geopolíticas (relação EUA-China, renovação do acordo de grãos do Mar Negro), incerteza econômica e maior intervenção do governo amplificam a ambiguidade do mercado. “A volatilidade dos preços será a norma. Portanto, haverá oportunidades de preços para compradores e vendedores. O mercado parece estar confortável com grandes oscilações de preços e negociação em amplos padrões laterais.” Segundo o Rabobank, uma tendência mais clara dos preços no longo prazo só será definida com o progresso da safra no Hemisfério Norte.
LOGÍSTICA: PREÇO MÉDIO DO FRETE SOBE 5% EM ABRIL ANTE MARÇO COM MOVIMENTAÇÃO DA SAFRA DE GRÃOS, APONTA REPOM: O preço médio do frete por quilômetro rodado aumentou 5% em abril, quando comparado a março, e fechou o mês a R$ 8,36, apontou o Índice de Frete Repom (IFR). “Neste ano, o preço médio do frete segue em alta que, no acumulado, já chega a 18%, ainda resultado da escalada da safra de grãos, o que impulsiona também os custos logísticos”, disse o diretor da Repom Vinicios Fernandes. A fatia que corresponde ao diesel na composição do preço médio do frete caiu de 40,45% no consolidado de 2022 para 37,18% nos primeiros quatro meses de 2023, resultado da queda no valor do litro do combustível. Segundo Fernandes, no resultado de abril houve alívio no que diz respeito ao diesel, mas ocorreu alta na fatia que corresponde aos juros, de 10,36% no ano anterior para 11,06% neste ano. (AE).
GIRO PELOS ESTADOS
NOTA: Devido ao feriado MEMORIAL DAY hoje nos EUA, não houve pregão na bolsa de Chicago, deixando as indicações de preços muito sem sua principal referência. Sendo assim, qualquer variação informada hoje seria puramente nominal, sem base na paridade internacional de fato. Por conta disso, retornaremos amanhã com referências de mercado.
Fonte: T&F Agroeconômica