Em MT, os últimos talhões continuam sendo colhidos no Sudoeste e no Nordeste, mantendo alto rendimento. No RS, houve bom avanço da colheita no início da semana, mas ela foi interrompida por conta das chuvas posteriores. No PR, a colheita se aproxima da conclusão com boas produtividades.
Em MS, a colheita está em fase final, restando poucos talhões em dessecação. Em GO, mesmo com as chuvas pontuais, a colheita continuou, restando 3% da área para a conclusão. Em MG, a colheita está praticamente finalizada, restando pequenos talhões. Na BA, as chuvas seguiram e atrasou o avanço da colheita.
No TO, as chuvas incidiram em volumes pequenos e não prejudicaram a colheita, que está em fase final, apresentando boa qualidade e rendimento. No MA, as chuvas foram irregulares, principalmente no Leste do estado. Foi observado o avanço na colheita. No PI, mais de ¾ da área está colhida. No PA, a colheita continua avançando, apresentando boas produtividades, embora se observe perdas pontuais de qualidade por conta das chuvas na maturação.
Previsão Agrometeorológica de 07/04/2025 a 14/04/2025
Norte-Nordeste: Mais uma semana de chuvas regulares e bem distribuídas nas áreas em produção da região Norte, no MA, no Centro-Norte do PI e em parte do CE, beneficiando o desenvolvimento das lavouras. No Matopiba, bons volumes de chuva continuarão favorecendo o algodão e o milho segunda safra no TO e MA. No Sudoeste do PI e Oeste da BA, os volumes ainda serão menores, mas suficientes para a maioria das áreas. No Sudeste do PI, no Centro-Norte e Centro-Sul da BA, persistirá o deficit hídrico.
Centro Oeste: As precipitações continuarão regulares e bem distribuídas na maior parte da região, favorecendo o manejo e o desenvolvimento do algodão e dos cultivos de segunda safra. Em GO, os volumes de chuva serão menores e ainda poderão causar restrição hídrica em áreas de milho segunda safra e trigo, principalmente, no Leste e em parte do Sul do estado.
Sudeste: As chuvas continuarão nesta semana na maior parte da região, porém, com acumulados menores em áreas de SP e do Sul de MG. No Centro-Norte de MG, as chuvas continuarão escassas e podem causar restrição hídrica ao algodão e ao milho segunda safra, principalmente, no Noroeste do estado. Nas demais áreas, no geral, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra, além da cana-de-açúcar e do café.
Sul: As chuvas continuarão na região, principalmente no RS e em SC, favorecendo a soja ainda em enchimento de grãos e o feijão segunda safra em estágios vegetativo e reprodutivo, sem impactos significativos nas áreas em colheita. No PR, os volumes de chuva serão menores. No entanto, a umidade no solo deverá ser suficiente para o feijão e o milho segunda safras, em diferentes estágios, na maioria das áreas.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 07 de abril de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab