Em MT, os últimos talhões estão sendo colhidos no Sudoeste, com excesso de chuvas, mas os rendimentos continuam altos. No RS, as produtividades continuam a demonstrar a irregularidade climática ocorrida no estado. O percentual de grãos verdes e de tamanho reduzido está superior à média das últimas safras. No PR, a colheita se aproxima do fim com boas produtividades.
Em MS, as chuvas paralisaram a colheita no Norte do estado. Em GO, a colheita está sendo finalizada no Sudoeste do estado, principal região produtora. Em MG, as produtividades obtidas continuam superiores às da safra anterior. Na BA, as chuvas atrasam a colheita, mas sem danos significativos na qualidade do grão.
No TO, as produtividades continuam superando as estimativas iniciais e a qualidade dos grãos é considerada satisfatória, No MA, a colheita foi finalizada nos Gerais de Balsas e as lavouras continuam em boas condições nas outras regiões do estado. No PI, a colheita avança no Sudoeste. No PA, apesar do excesso de chuvas, a colheita avança nos polos de Paragominas e Santarém, com boas produtividades.
Previsão Agrometeorológica de 31/03/2025 a 07/04/2025
Norte-Nordeste: As chuvas continuarão regulares e bem distribuídas nas áreas em produção da região Norte, no MA, no Centro-Norte do PI e em parte do CE, beneficiando os cultivos de primeira e segunda safras. No Matopiba, bons volumes de chuva favorecerão o algodão e o milho segunda safra no TO e MA. No Sudoeste do PI e Oeste da BA, os volumes serão menores, mas suficientes para a maioria das lavouras. No Sudeste do PI, no Centro-Norte e CentroSul da BA, persistirá o deficit hídrico na maioria das áreas.
Centro Oeste: As precipitações continuarão regulares e bem distribuídas na maior parte da região, favorecendo o manejo e o desenvolvimento do algodão e dos cultivos de segunda safra. Em GO, os volumes de chuva serão menores e poderão causar restrição hídrica em áreas de milho segunda safra e trigo, principalmente, no Leste do estado.
Sudeste: Há previsão das chuvas continuarem nesta semana na maior parte da região, porém, com menores acumulados. No Centro-Norte de MG, as chuvas serão escassas e deverão causar restrição hídrica ao algodão e ao milho segunda safra, principalmente, no Noroeste do estado. Nas demais áreas, no geral, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra, assim como, da cana-de-açúcar e do café.
Sul: As chuvas continuarão até o dia 05/04 na região, quando o tempo ficará mais estável e haverá a redução das temperaturas. No geral, a umidade no solo será suficiente para o desenvolvimento do feijão e do milho segunda safras, assim como, para as lavouras de soja ainda em enchimento de grãos em SC e RS. Em algumas áreas das serras gaúcha e catarinense, há previsão de geada nos dias 05 e 06/04.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 31 de março de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab