Em MT, o plantio avança para as áreas finais e as condições climáticas favoráveis beneficiam o desenvolvimento das lavouras. No RS, a semeadura progrediu. No entanto, em algumas regiões, o plantio foi interrompido devido aos baixos teores de umidade no solo. No PR, uma pequena parcela das áreas iniciou o florescimento e as precipitações têm favorecido o desenvolvimento da maioria das lavouras.
Em GO, o plantio evoluiu, principalmente, no Sul e Sudoeste. O percentual de áreas semeadas supera à safra anterior em razão da boa distribuição de chuvas. Em MS, as precipitações favoreceram a recomposição da umidade no solo, promovendo o desenvolvimento.
Em MG, observa-se o bom ritmo da semeadura, com exceção de áreas sob manejo convencional, em razão da alta umidade no solo. Em SP, o plantio está sendo concluído e as lavouras estão sendo favorecidas pelas chuvas bem distribuídas.
No TO, na região de Campos Lindos, divisa com a região de Balsas-MA, o plantio alcança 90% da área prevista. No MA, a semeadura avança na região dos Gerais de Balsas e no Leste do estado. No PI, as precipitações, mesmo irregulares, promoveram o avanço da semeadura. No PA, a regularização das chuvas favoreceu o desenvolvimento e o avanço da semeadura, que alcançou 90% na região da BR-163.
Previsão Agrometeorológica de 11/11/2024 a 18/11/2024
Norte-Nordeste: Há previsão de bons volumes de chuva, abrangendo as áreas em produção de todos os estados, inclusive no Matopiba, onde a umidade no solo será suficiente para a semeadura e o desenvolvimento da maioria dos cultivos de primeira safra. No Sudoeste do PI, ainda pode haver restrição hídrica, devido à irregularidade das chuvas. As precipitações previstas no litoral da BA devem favorecer as lavouras de café.
Centro Oeste: São esperadas chuvas regulares e bem distribuídas na região. Os maiores volumes deverão ocorrer principalmente no Centro-Leste de MT, podendo interromper, temporariamente, os trabalhos em campo. No geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Sudeste: Há previsão de chuvas regulares e bem distribuídas em praticamente toda a região. Os maiores volumes deverão ocorrer na Zona da Mata em MG e no Centro de SP. A umidade se manterá elevada e poderá prejudicar a qualidade do feijão primeira safra em maturação e colheita em SP. No geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Sul: Podem ocorrer chuvas em toda a região, mas os volumes acumulados na semana não serão elevados, mantendo as condições satisfatórias para os trabalhos de campo e a colheita do trigo. Os maiores volumes deverão ocorrer no Centro-Leste do PR e CentroSul do RS. No geral, a umidade no solo será suficiente para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB