Em MT, o plantio foi finalizado e a cultura se encontra em todos os estádios fenológicos, com desenvolvimento satisfatório. No RS, a volta das chuvas permitiu o retorno das operações de plantio, assim como melhores condições de emergência para as áreas semeadas em solo seco.

No PR, o plantio se aproxima da finalização e as precipitações ocorridas favoreceram o desenvolvimento da cultura. Em GO, as lavouras semeadas precocemente já entraram em floração. O plantio está finalizando e a cultura apresenta bom desenvolvimento em todo o estado. Em MS, as precipitações ocorridas favorecem o desenvolvimento da cultura no Norte do estado. Na região Sul, a irregularidade das chuvas, em algumas áreas, prejudica o desempenho da cultura.

Em MG, a maioria das áreas se encontram em desenvolvimento vegetativo e são beneficiadas pelas condições climáticas favoráveis. Na BA, o plantio acelera e as lavouras apresentam bom desenvolvimento. Em SP, o plantio foi finalizado e são realizados os tratos culturais necessários.

No TO, o plantio está atrasado no Norte do estado devido à irregularidade das precipitações. No MA, a semeadura ultrapassa os 90% da área prevista de cultivo nos Gerais de Balsas e avança no Sul do estado, mesmo com a irregularidade das precipitações. No PI, as precipitações ocorridas no Sudoeste permitiram um maior avanço do plantio e uma melhoria das condições de desenvolvimento da cultura.

Em SC, as condições climáticas favoráveis têm colaborado para o desenvolvimento da lavoura. No PA, o plantio começou timidamente nos polos de Santarém e Paragominas devido à irregularidade das precipitações.

Previsão Agrometeorológica de 02/12/2024 a 09/12/2024

Norte-Nordeste: São previstas precipitações em bons volumes nas áreas produtoras da região Norte, podendo superar 80 mm em algumas localidades. No Matopiba, embora haja previsão de menores volume no PI, as chuvas deverão ser suficientes para a manutenção da umidade no solo, a semeadura e o desenvolvimento das principais áreas produtoras.

Centro Oeste: São esperados bons acumulados de chuvas em toda região, podendo ultrapassar 70 mm nas principais regiões produtoras. Os maiores volumes deverão ocorrer em MS, na metade sul e no noroeste de MT e Sudoeste de GO. No Sudoeste de MS, a ocorrência das chuvas deve amenizar a restrição por falta de chuvas no desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

Sudeste: Há previsão de precipitações intensas em áreas de SP, RJ e metade sul de MG. Menores acumulados são previstos no Norte de MG e ES. No geral, as condições deverão ser favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

Sul: Há previsão de acumulados significativos de chuva na região. Os maiores volumes deverão ocorrer na metade norte do PR, Oeste de SC e metade norte do RS. No Noroeste do RS, são previstas chuvas maiores que 100 mm em algumas áreas. Essas chuvas devem contribuir para a elevação da umidade do solo e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Na metade do sul do RS, a previsão de menores volumes de chuva e a maior luminosidade deverá favorecer o desenvolvimento do arroz.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 2 de dezembro de 2024 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.