Em MT, as precipitações recorrentes e em bons volumes têm ajudado o desenvolvimento e a recuperação de lavouras afetadas pelo déficit hídrico de novembro. No RS, as áreas semeadas após a primeira quinzena de novembro apresentam falhas na germinação e no estabelecimento da cultura devido à falta de chuvas, e muitos talhões serão replantados.
No PR, o tempo firme permitiu a realização dos tratos culturais. Em GO, as precipitações ocorridas melhoram o desenvolvimento da cultura, mas as condições gerais das lavouras são regulares. Em MS, o plantio se aproxima da finalização e as lavouras seguem com bom desenvolvimento. Grande parte das áreas já estão nos estádios reprodutivos. Em MG, algumas localidades ainda não concluíram a semeadura devido à irregularidade das chuvas.
Na BA, as chuvas continuam a favorecer as lavouras e o plantio se aproxima da finalização. No TO, as chuvas retornaram beneficiando as lavouras. No MA, o plantio se aproxima da conclusão nos Gerais de Balsas, Sul do estado, e foi iniciado nas demais regiões. No PI, a semeadura avançou na região Oeste, com a regularização das chuvas, e replantios ocorreram em áreas mal estabelecidas devido a falta de umidade no solo. Em SC, a redução das chuvas e o aumento das temperaturas favoreceu o avanço no plantio e desenvolvimento da cultura. No PA, mesmo com chuvas irregulares, o plantio foi iniciado em Paragominas. Nos polos da BR-163 e Redenção, as chuvas se regularizaram.
Previsão Agrometeorológica de 08/12/2025 a 15/12/2025
Norte-Nordeste: São previstas chuvas em bons volumes nas áreas produtoras da região Norte, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. Os maiores volumes estão previstos em RO, na metade Sul do AM e PA. No MATOPIBA, exceto na metade norte do MA, as chuvas devem ser suficientes para o avanço da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra e os menores volumes estão previstos no sudoeste do PI. Nas demais áreas da região Nordeste, há previsão de pouca ou nenhuma chuva.
Centro Oeste: Há previsão de chuvas em toda a região e as condições devem ser favoráveis à semeadura e ao desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Os maiores volumes de chuva, com mais de 80 mm em algumas áreas, deverão ocorrer no Norte de MT e Sul de MS.
Sudeste: Chuvas volumosas estão previstas em quase toda a região, principalmente, em SP, RJ e Sul de MG, com acumulados superiores a 100 mm em algumas áreas. No geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, assim como para a frutificação do café e o crescimento da cana-de-açúcar.
Sul: Há previsão de acumulados significativos de chuva na região, beneficiando a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. No Norte e Nordeste do PR, a previsão de áreas com acumulados superiores a 150 mm pode causar restrições por excesso de chuvas. No RS, as chuvas previstas amenizarão o déficit hídrico, que impacta, principalmente, a metade Sul do estado.
Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 08 de dezembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab








