Em MT, o plantio registrou grande avanço em virtude da maior abrangência dos eventos de chuva. No RS, o plantio avança lentamente. No PR, as precipitações ocorridas favoreceram as lavouras em todas as regiões do estado e o plantio avança. Em GO, o plantio avança, principalmente, no Sudoeste, e foi iniciado nas demais regiões. Em MS, as chuvas trouxeram alívio às áreas semeadas na região Norte, onde o solo apresentava baixa umidade, e avança nas demais regiões. Em MG, o plantio avança nas áreas irrigadas e inicia-se nas áreas de sequeiro.

Na BA, o plantio irrigado se aproxima da finalização. Em SP, os produtores intensificaram o plantio com o retorno das chuvas. No TO, o plantio avança em Caseara, na região oeste, e começa nas demais regiões. No PI e MA, o plantio começou lentamente nas áreas irrigadas. Em SC, o excesso de chuvas atrasa o plantio. No PA, o plantio acelera nos polos da BR-163 e Redenção.

Previsão Agrometeorológica de 20/10/2025 a 27/10/2025

Norte-Nordeste: Os maiores volumes de chuva estão previstos no AM, RR e Sul da BA. Menores acumulados ocorrerão no AC, RO, TO, PA e interior da região NE, favorecendo a semeadura e o início do desenvolvimento dos cultivos de primeira safra nas áreas com maior disponibilidade hídrica no solo. No Matopiba, ainda predominarão áreas com baixa umidade, restringindo a semeadura de sequeiro. No Sealba, há previsão de poucas chuvas, mantendo as condições favoráveis para a maturação e colheita do milho terceira safra.

Centro Oeste: Previsão de chuvas irregulares, com maiores acumulados no Norte de MT e de GO e Sudoeste de MS. No Sudeste de MT, Sul de GO, Norte e Leste de MS, haverá pouca ou nenhuma precipitação. As temperaturas abaixo da média favorecerão a manutenção da umidade no solo e a semeadura dos cultivos de primeira safra nas áreas com maior disponibilidade hídrica.

Sudeste: A semana será predominantemente sem chuva, na região, e com temperaturas amenas. Deverão ocorrer precipitações apenas no Norte de MG e ES no início da semana. As condições serão favoráveis para a finalização da colheita do trigo em SP, além da semeadura e início do desenvolvimento dos cultivos de primeira safra nas áreas onde a umidade no solo encontra-se mais elevada.

Sul: Há previsão de chuvas em praticamente toda a região a partir do final da semana. Até lá, a previsão é de tempo estável, com redução das temperaturas. No geral, as condições serão favoráveis para o manejo e desenvolvimento dos cultivos de inverno, assim como, para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de verão, apesar das temperaturas baixas, que deverão restringir o crescimento do feijão, do milho primeira safra e da soja em algumas áreas.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 20 de outubro de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.