Em MT, o aumento do volume das precipitações e do armazenamento hídrico dos solos favoreceu a implantação da cultura nas áreas de sequeiro, principalmente, na mesorregião Médio-Norte. No PR, o plantio ocorre no Oeste e Sudoeste, regiões onde a umidade no solo está ideal para as operações de campo.

Em MS, apesar das precipitações ocorridas, em várias regiões do estado, os produtores realizam o plantio com cautela. Em SC, o plantio foi iniciado após o fim do vazio sanitário. Em SP, o plantio ocorre pontualmente em áreas irrigadas.

Previsão Agrometeorológica de 29/09/2025 a 06/10/2025

Norte-Nordeste: Os maiores volumes de chuva ocorrerão no Oeste do AM. Menores acumulados são previstos em áreas pontuais do AM, RR e AC. Em grande parte do PA, TO, AP e RO, além da região Nordeste, não há previsão de chuva e a tendência é de redução da umidade relativa do ar. Na costa Leste do NE, são previstos baixos acumulados, mantendo as condições favoráveis para a maturação e colheita do feijão e do milho terceira safra no Sealba. Nas poucas áreas ainda em enchimento de grãos, a restrição hídrica se manterá.

Centro Oeste: A previsão é de ausência de chuva em praticamente toda a região, exceto em parte de MT e MS, onde há previsão de pancadas isoladas. A umidade relativa do ar ficará baixa, especialmente, em MT e Oeste de MS. A semeadura da soja deve avançar nos cultivos irrigados e nas áreas onde houve incremento de umidade no solo, como em parte de MT e de MS.

Sudeste: A previsão indica ausência de chuva na maior parte da região. Baixos volumes são previstos apenas no ES e Leste de MG, beneficiando as floradas do café. A umidade relativa do ar ficará baixa no Triângulo Mineiro, além do Norte e Oeste de SP, mantendo alto o risco de incêndios. No geral, o armazenamento hídrico no solo será insuficiente para a semeadura dos cultivos de verão, exceto nas áreas irrigadas.

Sul: A semana inicia com pancadas de chuva que podem ser fortes, com rajadas de vento e granizo, podendo causar danos pontuais nos cultivos de inverno. O clima seguirá estável e chuvas fortes podem ocorrer novamente no final da semana. No geral, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento das lavouras. No Norte do PR, a umidade do ar e do solo permanecerão baixas, inviabilizando a semeadura dos cultivos de verão.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 29 de Setembro de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.