Em MT, o plantio começa a avançar no estado, com ritmos variados, a depender da frequência das chuvas. No PR, estado mais adiantado no plantio, as precipitações ocorridas diminuíram o ritmo da semeadura em grande parte do estado, mas favoreceram o desenvolvimento da cultura na maioria das regiões, com exceção do Norte do estado. Em MS, o plantio de sequeiro avança, principalmente, na fronteira da região Sul. Nas demais regiões do estado, o plantio ocorre, majoritariamente, nas áreas irrigadas.

No RS, os produtores esperam a redução das chuvas para iniciarem o plantio. Em SC, o plantio pouco avançou devido às precipitações frequentes. Em GO, MG, SP e BA, o plantio foi iniciado, principalmente, nas áreas irrigadas. No PA, o plantio avança na região da BR163 e foi iniciado no município de Redenção e no Sudeste do estado.

Previsão Agrometeorológica de 06/10/2025 a 13/10/2025

Norte-Nordeste: Os maiores volumes de chuva ocorrerão no AM e em RR, além do Oeste do PA, favorecendo a semeadura dos cultivos de primeira safra. Há previsão de menores acumulados no AC, RO, Sudeste do PA e faixa Leste da região Nordeste. No Sealba, as condições continuarão favoráveis para a maturação e colheita do milho terceira safra. No Sudeste do PA, o incremento da umidade no solo possibilitará a semeadura em algumas áreas. No Matopiba, o tempo quente e seco impossibilitará a semeadura dos cultivos não irrigados.

Centro Oeste: Há previsão de chuvas irregulares em MT e MS. Os maiores volumes ocorrerão no Noroeste de MT e Sudoeste do MS, contribuindo para a elevação da umidade no solo e a semeadura da soja. Nas demais áreas, a umidade no solo continuará baixa e as temperaturas máximas elevadas, restringindo os cultivos semeados. Em GO, não há previsão de chuva, possibilitando semear apenas sob o manejo irrigado.

Sudeste: As chuvas devem retornar gradualmente, sobretudo em SP, contribuindo para a elevação da umidade no solo. Há previsão de volumes de chuva em SP, Sul de MG, RJ e ES. Contudo, a umidade no solo continuará baixa para a semeadura dos cultivos não irrigados, na maior parte de SP e MG, mas deve ser suficiente para o desenvolvimento do feijão primeira safra já semeado no Sul de MG.

Sul: A semana inicia com chuvas, deslocando-se do RS ao PR, podendo ser intensas em algumas áreas. Há possibilidade de danos pontuais aos cultivos de inverno, principalmente, no Sul do PR, onde os acumulados serão maiores. Haverá aumento de umidade no solo no Norte do PR. O clima seguirá estável no RS, onde chuvas fortes podem ocorrer novamente no final da semana. Há previsão de declínio das temperatura na região. No geral, as condições serão favoráveis para o manejo e o desenvolvimento das lavouras.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 06 de outubro de 2025 completo, clicando aqui!

Fonte: Conab



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.