Em MT, a colheita iniciou. As lavouras apresentam-se em boas condições. Em algumas regiões, observa-se a persistência de dias nublados. No RS, a semeadura está próxima da finalização. A maior parte das lavouras está em desenvolvimento e as primeiras áreas semeadas iniciaram a floração. No PR, a redução das chuvas permitiu o manejo de lavouras de pragas de doenças. No geral, as condições são boas.
Em GO, a semeadura está quase finalizada. As condições climáticas têm favorecido as lavouras, principalmente, as que estão em fase reprodutiva. Em MS, o retorno das chuvas favoreceu a semeadura e a ressemeadura de alguns talhões que apresentaram baixo estande. Com o clima ameno, as pulverizações de fungicidas foram intensificadas, diante a condição propícia ao desenvolvimento de doenças.
Em MG, as lavouras seguem em bom desenvolvimento, avançando para as fases reprodutivas. Na BA, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, com a semeadura em iminente finalização. Em SP, as lavouras se encontram em boas condições. No TO, a semeadura foi finalizada. No MA, a semeadura foi finalizada na maior parte da região Sul e as lavouras se recuperam com as últimas chuvas ocorridas. O plantio ainda ocorre nas demais regiões. No PI, a semeadura está praticamente finalizada. Apesar da irregularidade das chuvas, as lavouras se desenvolvem bem.
Em SC, a semeadura da primeira safra aproxima-se do final, restando algumas áreas em regiões de maior altitude. As condições climáticas são favoráveis. No PA, o plantio finalizou na região de Redenção e na parte sul da BR-163. Nas demais regiões, as chuvas insuficientes não permitem uma boa evolução da semeadura.
Previsão Agrometeorológica de 23/12/2024 a 30/12/2024
Norte-Nordeste: Há previsão de chuvas volumosas e irregulares no PA, favorecendo o desenvolvimento e a floração. No Matopiba, as precipitações no TO e parte da BA e MA irão contribuir com a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos. Nas demais áreas, os acumulados serão pequenos, que aliados às altas temperaturas, podem causar restrição em parte das lavouras, principalmente, no Centro-Norte da BA, onde as chuvas têm sido mais escassas.
Centro Oeste: A previsão é de manutenção dos bons volumes de chuvas em toda a região, contribuindo para a umidade no solo. Os maiores acumulados devem ocorrer em parte de GO e MT. Apesar da menor insolação, as condições serão benéficas para o desenvolvimento dos cultivos.
Sudeste: Precipitações volumosas estão previstas em quase toda a região, principalmente, em SP, com a possibilidade de acumulados superiores a 100 mm. Essas chuvas podem dificultar a colheita do feijão em algumas áreas. Em MG, no geral, as condições serão favoráveis para o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.
Sul: Há previsão de precipitações em quase toda a região. No PR e em SC, a regularidade e a distribuição das chuvas favorecerão o desenvolvimento, florescimento e o enchimento de grãos das lavouras, bem como as operações de campo. No RS, mesmo com a previsão de chuvas irregulares e em menores volumes, as condições serão favoráveis para o desenvolvimento das lavouras. O tempo mais estável, favorecerá o avanço da colheita do milho.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 23 de dezembro de 2024 completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB