Em MT, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, recuperando-se dos efeitos negativos da irregularidade de chuvas de novembro. A área replantada permaneceu dentro da média histórica e a colheita se aproxima do início. No RS, as precipitações permitiram a retomada do desenvolvimento vegetativo, que estava reduzido devido à estiagem, bem como propiciaram condições para a germinação das áreas semeadas no início de dezembro e a retomada do plantio. No PR, a colheita iniciou e 1/3 das áreas se encontra em enchimento de grãos, com a maioria apresentando bom desenvolvimento.
Em GO, o plantio se aproxima da finalização. As lavouras seguem beneficiadas pela regularização das chuvas, reduzindo a percepção de falhas e desuniformidade em campo. Em MS, as chuvas recorrentes continuam a favorecer as lavouras. Grande parte das áreas se encontra nos estádios reprodutivos e com bom potencial produtivo. Em MG, o plantio foi finalizado e a redução das chuvas favoreceu as aplicações de defensivos. Em SP, as áreas semeadas com variedades precoces se encontram nos estádios finais de enchimento de grãos.
Na BA, a regularidade das chuvas, alternada com dias ensolarados, continua favorecendo o desenvolvimento da cultura e as operações finais de plantio. No TO, os produtores têm intensificado o monitoramento e o controle de pragas. No MA, nos Gerais de Balsas, o plantio se aproxima do fim, enquanto, no Leste, somente 40% das áreas foram plantadas. No Oeste, a semeadura está no início e acompanha a ocorrência das chuvas. No PI, o plantio se aproxima da finalização e a maioria das áreas apresenta bom desenvolvimento, com as mais precoces em enchimento de grãos.
Em SC, as lavouras apresentam bom desenvolvimento em todo o estado e têm sido favorecidas pela boa disponibilidade hídrica dos solos e pela elevação das temperaturas. No PA, o plantio continua lento nos polos de Santarém e Redenção e acompanha a ocorrência das precipitações.
Previsão Agrometeorológica de 29/12/2025 a 05/01/2025
Norte-Nordeste: Bons volumes de chuvas são previstos no AM, RO, metade Sul do PA, AP, parte do AC e do Centro-Sul da BA e MATOPIBA, favorecendo os cultivos de primeira safra em semeadura e desenvolvimento. Nas demais áreas, predominará o tempo seco e baixos acumulados de chuva. Nos Centros Norte e Sul da BA, as chuvas serão insuficientes à semeadura e ao desenvolvimento das lavouras. No Semiárido Nordestino, prevalecerá as altas temperaturas e o baixo armazenamento hídrico.
Centro Oeste: Há previsão de chuvas significativas na maior parte da região e as condições serão favoráveis aos cultivos de primeira safra em desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos. Os maiores volumes de chuva, com mais de 100 mm em algumas áreas, poderão ocorrer no Nordeste de MT e em GO.
Sudeste: Os maiores acumulados de chuva poderão ocorrer na metade Sul e Oeste de MG, SP e RJ, com volumes que podem ultrapassar 80 mm. No Norte de MG, as chuvas serão reduzidas. Em toda a região, as condições de precipitação e umidade no solo serão favoráveis para o desenvolvimento das lavouras de grãos, cana-de-açúcar e café.
Sul: Há previsão de chuvas em praticamente toda a região, que beneficiarão o desenvolvimento das lavouras. Os maiores volumes estão previstos para o Leste e Sudoeste do PR, SC e Noroeste do RS, podendo ultrapassar os 150 mm, com possibilidade de tempestades. Na metade do Sul do RS, são esperados volumes menores que 20 mm, que irão favorecer as operações de campo e o desenvolvimento do arroz irrigado em função da boa insolação.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 29 de dezembro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab








