Em MT, as chuvas volumosas impediram o maior avanço no plantio. As lavouras implantadas apresentam ótimo desenvolvimento, favorecidas pelas chuvas e temperaturas adequadas. No PR, parte das lavouras iniciou o florescimento e as demais estão em desenvolvimento vegetativo com bom desenvolvimento.

No RS, o plantio evoluiu abaixo do esperado devido à redução das chuvas. Nas últimas áreas semeadas, a germinação ocorre de forma escalonada em razão da variação de umidade no solo.  Em GO, a regularização das chuvas permitiu grande avanço do plantio nas regiões Leste e Norte. Em MS, houve melhoria dos níveis de umidade no solo em quase todo o estado, favorecendo o desenvolvimento da cultura.

Em MG, o excesso de chuvas chegou a paralisar o plantio em algumas regiões. Em SP, o plantio não foi finalizado devido ao excesso de chuvas, o que causou problemas de movimentação das plantadeiras nas áreas restantes. No TO, os períodos de chuva intercalados com períodos de sol favorecem o plantio e o desenvolvimento da cultura. No MA, as boas precipitações ocorridas favorecem o avanço do plantio nas regiões dos Gerais de Balsas e de Porto Franco.

No PI, a irregularidade das precipitações impede um maior avanço na área plantada. Em SC, o ritmo do plantio está semelhante ao da última safra. No PA, o plantio foi finalizado na região da BR-163 e se aproxima da conclusão em Redenção. As lavouras apresentam bom desenvolvimento.

Previsão Agrometeorológica de 18/11/2024 a 25/11/2024

Norte-Nordeste: As chuvas continuarão a ocorrer em bons volumes nas áreas em produção de todos os estados, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. No Matopiba, os maiores volumes deverão ocorrer no TO e na BA. No Sul do MA e Sudoeste do PI, as chuvas deverão ser suficientes para a manutenção da umidade no solo na maioria das áreas. Também há previsão de chuvas no Centro-Sul e litoral da BA, que favorecerão a semeadura dos cultivos de primeira safra e o café em fase reprodutiva.

Centro Oeste: São esperadas chuvas regulares e bem distribuídas na região. Os maiores volumes deverão ocorrer na metade Sul de MT e em áreas de GO e MS, podendo paralisar, temporariamente, os trabalhos em campo. No geral, as condições serão favoráveis para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra.

Sudeste: Há previsão de chuvas regulares e bem distribuídas em quase toda a região. Os maiores volumes deverão ocorrer em áreas de MG, ES e RJ, favorecendo a semeadura dos cultivos de primeira safra e o desenvolvimento do café. No entanto, poderá haver interrupções temporárias nos trabalhos em campo, devido ao excesso de umidade. Em SP, as chuvas deverão ser suficientes para a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento das lavouras.

Sul: As chuvas retornarão no início da semana ao RS e se estenderão por SC e áreas do Oeste e Norte do PR, contribuindo para a elevação da umidade no solo. Também haverá períodos de tempo seco, favorecendo o manejo dos cultivos de primeira safra e a colheita do trigo. Porém, não se descartam possíveis danos pontuais às lavouras, ocasionados por temporais e ventos fortes.

Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 18 de novembro de 2024 completo, clicando aqui!

Fonte: CONAB



 

FONTE

Autor:Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Site: CONAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.